keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

Governo confirma transmissão comunitária da varíola dos macacos em SC

Santa Catarina tem 32 casos notificados até o momento

X
Siga-nos no google-news

Nesta quinta-feira (28), a Secretaria de Estado da Saúde anunciou estratégias de enfrentamento à varíola dos macacos, Monkeypox. Uma coletiva de imprensa foi realizada em Florianópolis onde o superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário e o diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, João Fuck, explicaram as ações. O Governo do Estado considerou a transmissão comunitária da varíola dos macacos em Santa Catarina. Outros quatro Estados brasileiros já decretaram a ocorrência de transmissão comunitária: SP, MG, RJ e DF.

“A transmissão comunitária é estabelecida quando você não consegue mais rastrear a origem desses casos. Ou seja, começamos a identificar nesses últimos casos, pessoas que não tinham tido contato com outro país, não tinham viajado ou tido contato com outra pessoa comprovadamente com varíola dos macacos. Isso significa que a doença está circulando de forma silenciosa no Estado. Por isso, estabelecemos a transmissão comunitária”, explica Macário.

Segundo o diretor João Fuck, o estabelecimento da transmissão comunitária significa uma definição mais sensível dos casos. Isso ocorre para que o Estado faça a detecção dos casos mais precocemente e consiga estabelecer as medidas de prevenção.

Foi exposto ainda um panorama da doença no Estado. Santa Catarina tem 32 casos notificados até o momento. Destes, seis foram confirmados, sendo: três em Florianópolis; um em Joinville; um em Leoberto Leal e um caso importado de São Paulo. Outros 10 casos foram descartados e 16 estão em investigação. Dos casos notificados, 27 são homens e cinco mulheres. A maioria tem entre 20 e 31 anos. O primeiro caso foi notificado no dia 27 de maio.

De acordo com a SES, não há relatos de casos graves ou óbitos por conta da doença em Santa Catarina. A pasta também reforçou que não há envolvimento de animais no surto. O superintendente de Vigilância em Saúde considera que o número de casos em Santa Catarina ainda é pequeno, mas a tendência é que aumente ao longo das próximas semanas. No entanto, ele ressaltou que não há motivo para pânico e sim, para um alerta.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Saúde

Itajaí chega à vigésima morte por dengue e lidera número de óbitos em SC

Vítima era moradora do bairro São João e tinha comorbidades

Saúde

MPT exige que governo promova concurso para área da Saúde em SC

Caso os concursos não sejam divulgados no prazo de 30 dias, governo corre o risco de pagar até R$ 150 mil de multas

Saúde

SC amplia socorro aeromédico com entrega de helicóptero

O novo helicóptero estará posicionado na base dos bombeiros de Joaçaba

Saúde

Joinville registra duas novas mortes por dengue

A cidade mais populosa do estado já confirmou mais de 10 mil casos da doença

Mais notícias

Geral

Atacarejo realiza ‘Festival de Bazar’ com vários produtos para cozinha em promoção

Ação que oferece itens para cozinha, em especial utensílios para forno e fogão, com preços especiais e pagamento facilitado vai até este domingo, dia 21 de abril, em todas as lojas do Fort Atacadista

Geral

Advogada criminalista é destaque na defesa da cannabis medicinal como tratamento de saúde

Raquel Schramm lidera o escritório Schramm Advogados Associados, em Florianópolis, e é diretora jurídica na Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal