keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Governo de SC admite emendas à reforma da Previdência

Executivo, em acordo com a Alesc, deve retirar proposta de alíquota extraordinária do projeto. Pedágio de transição também mudará

X
Rodolfo Espínola/AgênciaAL
Siga-nos no google-news

Após semanas de negociação com sindicatos e entidades e deputados estaduais, o governo de Santa Catarina admite que concordará com mudanças significativas na proposta de reforma da Previdência dos servidores estaduais que tramita na Assembleia Legislativa de SC (Alesc). O Executivo assume que as regras de transição propostas (pedágio de 100% do tempo faltante para aposentadoria) estão muito duras e deve retirar também, em conjunto com os relatores, a previsão de cobrança de alíquotas extraordinárias para além dos 14% já cobrados. O recuo é visto como um movimento político premeditado.

Na última segunda-feira (19), o Parlamentou promoveu uma audiência pública para ouvir os trabalhadores afetados. Apesar do evento, tanto deputados quanto líderes sindicais indicavam nos bastidores que o “jogo estava jogado” em favor da reforma, inclusive com as alterações já acertadas. Oficialmente, os relatores afirmam que ainda estão estudando alterações, mas a redução do pedágio e a eliminação das alíquotas extraordinárias do texto original são dadas como certas, inclusive pelo governo do Estado. O recuo do governo nos dois pontos é considerado estratégico por líderes sindicais. O entendimento é de que o Executivo quer mostrar que cedeu e a Assembleia, que melhorou a proposta. Assim, dividem também a responsabilidade.

A audiência pública, apesar de reunir 32 entidades, não fez ‘barulho’ contra a reforma. As restrições da pandemia e a baixa mobilização fizeram uma sessão tranquila. Do lado de fora, um pequenos grupo de servidores acompanhou via telões. Ao final, parlamentares e governo celebravam o diálogo “civilizado”que ocorrera.

Segundo o chefe da Casa Civil, Eron Giordani, a retirada da proposta de alíquota extraordinária ocorre por possível desacordo constitucional. O governo teme que a medida pare na Justiça e seja considerada ilegal – no caso, poderia ser entendida como confisco.

Por outro lado, o Executivo sinaliza aos deputados que não cederá na taxação de inativos que recebem a partir de um salário mínimo, nem reduzirá a alíquota. A proposta gerou polêmica por levar a cobrança até o piso dos salários. Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de SC (Sinte/SC), Luiz Carlos Vieira, a medida atinge principalmente professores aposentados, que recebem, em média, pouco e já contribuíram com a Previdência enquanto estiveram na ativa.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias ClicSC.
Política

Morre Paulo Konder Bornhausen, ex-político de SC e empresário

Paulo iniciou sua carreira política como deputado estadual em 1954

Política

Lei que amplia a isenção de IPTU para pessoas com doenças crônicas é sancionada em Itapema

O Projeto de Lei nº 134/2024 foi aprovado pela Câmara de Vereadores nesta semana

Política

Ministro Alexandre de Moraes revela planos de atentado contra sua vida

Ministro fez revelações chocantes sobre os planos dos golpistas de 8 de janeiro

Política

Bancada do Vale do Itajaí destina R$ 18 milhões para auxiliar cidades impactadas pelas enchentes

A verba pode ser destinados tanto para ações de combate às cheias como para outras áreas, como saúde, educação e infraestrutura

Mais notícias

Trânsito

Bloqueios na BR-101 são cancelados e obras serão realizadas apenas nas marginais de Balneário Camboriú

O trecho entre Itapema e Balneário Camboriú não sofrerá interdições nesta semana; confira nova programação

Cultura e Lazer

Festival do Mar em Bombinhas recebeu mais de 90 mil pessoas em cinco dias de evento

Uma grande estrutura foi montada no bairro de Canto Grande para receber o público