Os interessados em participar de concursos públicos, além dos que foram aprovados em certames recentes, foram surpreendidos nesta segunda-feira, 23, com o anúncio por parte do governo do estado da realização de provas para diversas áreas para o preenchimento de 2.297 vagas, em órgãos como PMSC, Bombeiros Militar, Polícia Científica, Polícia Civil, Secretaria da Saúde, Secretaria da Agricultura, Epagri, Iprev, Controladoria-Geral, Procuradoria-Geral, Udesc e Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa.
O governador Carlos Moisés autorizou ainda a nomeação de 796 servidores já aprovados em concurso. Eles devem tomar posse até o dia 30 de junho em cargos da Polícia Civil, Polícia Científica, Secretaria da Fazenda e Cidasc. Segundo o secretário da Administração, Jorge Eduardo Tasca, a decisão de realizar os concursos e fazer as nomeações foi tomada com base nos indicadores que apontam a saúde financeira do Estado.
Atualmente, os gastos com folha de pessoal estão abaixo do limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. As vagas são: PMSC (500 vagas para praças e 50 para oficiais); Bombeiros Militar (500 vagas para praças – 250 em 2023 e 250 em 2024 – e 15 vagas para oficiais); Polícia Científica (196 vagas para auxiliares criminalísticos); Udesc (30 vagas para técnicos universitários e 30 vagas para professores); Controladoria-Geral (95 vagas para auditores); Procuradoria-Geral (42 procuradores e 61 vagas para cargos diversos); Iprev (30 vagas para nível superior); Secretaria da Saúde (385 vagas para cargos diversos); Polícia Civil (50 vagas para delegados e 70 vagas para psicólogos); Secretaria da Agricultura (100 vagas – sendo 70 para nível superior e 30 para nível médio); Epagri (100 vagas) e Secretaria da Administração Prisional e Socioeducativa (43 cargos). A lista dos nomeados: Polícia Civil (324 agentes de polícia e 113 escrivães); Polícia Científica (75 peritos oficiais); Secretariada Fazenda (79 auditores fiscais da Receita e 162 analistas da Receita) e Cidasc (43 médicos veterinários). As informações mais detalhadas serão divulgadas nas próximas semanas.
Elogios
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, não economizou elogios a Santa Catarina. Na passagem que teve por Florianópolis, destacou os méritos do governador Carlos Moisés na gestão do estado. “Governo não pode gastar mais do que arrecada. Aqui está o governador Carlos Moisés que fez um trabalho extraordinário ao recuperar as finanças de Santa Catarina”, disse o vice-presidente. Na palestra que proferiu na abertura do 18º Congresso da Acaert, Mourão exaltou a administração catarinense. “O estado é hoje uma entidade federativa diferenciada por suas características, originadas pelas decisões que vêm sendo tomadas pelas lideranças. É um estado pujante, com produtividade e emprego, que se diferencia do restante do nosso país”, enfatizou.
MDB (1)
O MDB organizará no dia 11 de junho um grande evento de lançamento da pré-candidatura de Antídio Lunelli. O evento está previsto para as 10 horas, em Curitibanos, no salão que fica ao lado da igreja matriz. A escolha do município se deve ao fato de estar localizado na região central do estado, o que facilita o deslocamento de todas as regiões. Nos últimos dias, Lunelli e o presidente estadual da sigla, deputado federal Celso Maldaner, percorreram o estado ouvindo a base e setores da sociedade para a construção do Plano de Governo.
MDB (2)
Para o presidente estadual do MDB, Celso Maldaner, o lançamento da pré-candidatura de Lunelli será mais um marco importante para a candidatura própria ao Governo de SC. “As bases já deixaram claro que querem o MDB protagonista na eleição de outubro. O nome de Lunelli está mais forte a cada dia. Ele será nosso candidato e esse evento só confirmará isso”, resumiu Maldaner. Nos próximos dias o partido intensificará a comunicação com os diretórios municipais a fim de acelerar a mobilização e a organização das caravanas até Curitibanos.
SOS HRO
Força-tarefa formada pela Secretaria de Saúde e o TCE fará auditoria operacional no Hospital Regional do Oeste com o objetivo de criar soluções para a instituição. A medida terá apoio da gestão feita pela Associação Leonir Vargas Ferreira e da Secretaria de Saúde de Chapecó. O secretário estadual da Saúde Aldo Baptista Neto garantiu que a população não ficará desassistida. “Queremos tranquilizar os profissionais e a população”, destacou. O HRO atualmente é referência em oncologia, ortopedia, neurologia e gestação de alto risco.
Investigação criminal
A Associação dos Delegados de Polícia de SC, em parceria com a Academia da Polícia Civil, Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPSC e Academia Judicial de SC, realiza nos dias 25 e 27 de maio, em Florianópolis, o II Seminário de Investigação Criminal na Era da Informação. O evento terá palestras de referências da área. “Esse seminário é fundamental para a compreensão das peculiaridades que a investigação criminal apresenta, com a migração do crime ao universo digital”, diz o diretor da Acadepol, delegado André Bermudez.