keyboard_backspace

Página Inicial

Coluna Pelo Estado

Governo de SC anuncia concurso público e nomeação de aprovados

Leia os bastidores da política de Santa Catarina na coluna pelo Estado desta terça-feira (24)

X
Foto: Peterson Paul/Secom

Os interessados em participar de concursos públicos, além dos que foram aprovados em certames recentes, foram surpreendidos nesta segunda-feira, 23, com o anúncio por parte do governo do estado da realização de provas para diversas áreas para o preenchimento de 2.297 vagas, em órgãos como PMSC, Bombeiros Militar, Polícia Científica, Polícia Civil, Secretaria da Saúde, Secretaria da Agricultura, Epagri, Iprev, Controladoria-Geral, Procuradoria-Geral, Udesc e Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa.

O governador Carlos Moisés autorizou ainda a nomeação de 796 servidores já aprovados em concurso. Eles devem tomar posse até o dia 30 de junho em cargos da Polícia Civil, Polícia Científica, Secretaria da Fazenda e Cidasc. Segundo o secretário da Administração, Jorge Eduardo Tasca, a decisão de realizar os concursos e fazer as nomeações foi tomada com base nos indicadores que apontam a saúde financeira do Estado.

Atualmente, os gastos com folha de pessoal estão abaixo do limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. As vagas são: PMSC (500 vagas para praças e 50 para oficiais); Bombeiros Militar (500 vagas para praças – 250 em 2023 e 250 em 2024 – e 15 vagas para oficiais); Polícia Científica (196 vagas para auxiliares criminalísticos); Udesc (30 vagas para técnicos universitários e 30 vagas para professores); Controladoria-Geral (95 vagas para auditores); Procuradoria-Geral (42 procuradores e 61 vagas para cargos diversos); Iprev (30 vagas para nível superior); Secretaria da Saúde (385 vagas para cargos diversos); Polícia Civil (50 vagas para delegados e 70 vagas para psicólogos); Secretaria da Agricultura (100 vagas – sendo 70 para nível superior e 30 para nível médio); Epagri (100 vagas) e Secretaria da Administração Prisional e Socioeducativa (43 cargos). A lista dos nomeados: Polícia Civil (324 agentes de polícia e 113 escrivães); Polícia Científica (75 peritos oficiais); Secretariada Fazenda (79 auditores fiscais da Receita e 162 analistas da Receita) e Cidasc (43 médicos veterinários). As informações mais detalhadas serão divulgadas nas próximas semanas.

Elogios

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, não economizou elogios a Santa Catarina. Na passagem que teve por Florianópolis, destacou os méritos do governador Carlos Moisés na gestão do estado. “Governo não pode gastar mais do que arrecada. Aqui está o governador Carlos Moisés que fez um trabalho extraordinário ao recuperar as finanças de Santa Catarina”, disse o vice-presidente. Na palestra que proferiu na abertura do 18º Congresso da Acaert, Mourão exaltou a administração catarinense. “O estado é hoje uma entidade federativa diferenciada por suas características, originadas pelas decisões que vêm sendo tomadas pelas lideranças. É um estado pujante, com produtividade e emprego, que se diferencia do restante do nosso país”, enfatizou.

MDB (1)

O MDB organizará no dia 11 de junho um grande evento de lançamento da pré-candidatura de Antídio Lunelli. O evento está previsto para as 10 horas, em Curitibanos, no salão que fica ao lado da igreja matriz. A escolha do município se deve ao fato de estar localizado na região central do estado, o que facilita o deslocamento de todas as regiões. Nos últimos dias, Lunelli e o presidente estadual da sigla, deputado federal Celso Maldaner, percorreram o estado ouvindo a base e setores da sociedade para a construção do Plano de Governo.

MDB (2)

Para o presidente estadual do MDB, Celso Maldaner, o lançamento da pré-candidatura de Lunelli será mais um marco importante para a candidatura própria ao Governo de SC. “As bases já deixaram claro que querem o MDB protagonista na eleição de outubro. O nome de Lunelli está mais forte a cada dia. Ele será nosso candidato e esse evento só confirmará isso”, resumiu Maldaner. Nos próximos dias o partido intensificará a comunicação com os diretórios municipais a fim de acelerar a mobilização e a organização das caravanas até Curitibanos.

SOS HRO

Força-tarefa formada pela Secretaria de Saúde e o TCE fará auditoria operacional no Hospital Regional do Oeste com o objetivo de criar soluções para a instituição. A medida terá apoio da gestão feita pela Associação Leonir Vargas Ferreira e da Secretaria de Saúde de Chapecó. O secretário estadual da Saúde Aldo Baptista Neto garantiu que a população não ficará desassistida. “Queremos tranquilizar os profissionais e a população”, destacou. O HRO atualmente é referência em oncologia, ortopedia, neurologia e gestação de alto risco.

Investigação criminal


A Associação dos Delegados de Polícia de SC, em parceria com a Academia da Polícia Civil, Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPSC e Academia Judicial de SC, realiza nos dias 25 e 27 de maio, em Florianópolis, o II Seminário de Investigação Criminal na Era da Informação. O evento terá palestras de referências da área. “Esse seminário é fundamental para a compreensão das peculiaridades que a investigação criminal apresenta, com a migração do crime ao universo digital”, diz o diretor da Acadepol, delegado André Bermudez.

Fonte: Clicsc

Coluna Pelo Estado

Confiança do industrial catarinense bate recorde em 2022

Leia os baistidores da política de Santa Catarina na Coluna Pelo Estado de hoje

Coluna Pelo Estado

Saúde intensifica ações para acelerar cirurgias eletivas

Leia os bastidores da política de Santa Catarina na Coluna Pelo Estado desta terça-feira (21)

Coluna Pelo Estado

Serviços do Governo do Estado poderão ser digitalizados

Leia os bastidores da política de Santa Catarina na Coluna Pelo Estado de hoje

Coluna Pelo Estado

Saiba dos bastidores da política de SC na Coluna Pelo Estado desta sexta-feira (10)

Mais notícias

Segurança

Morte de bebê de cinco meses em Criciúma é investigada pela Polícia Civil

O óbito ocorreu dentro de casa na noite de sexta-feira (24)

Geral

Familiares se despedem do jornalista Dom Phillips em Niterói

Família disse que seguirá atenta aos desdobramentos das investigações