keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Governo entrega licença que aceita navios maiores no Porto de Navegantes

O objetivo é preparar o Terminal para recebimento de navios de 400 metros de comprimento

porto de navegantes X
Foto: Eduardo Valente/Secom
Siga-nos no google-news

O governador Jorginho Mello entregou na tarde desta terça-feira, 31, a licença ambiental da ampliação do cais do porto administrado pela Portonave, na cidade de Navegantes. O segundo maior movimentador de contêineres do Brasil e líder da região Sul, agora se prepara para receber navios maiores. O investimento, segundo a empresa, será de R$ 1 bilhão para o período de 2023 até 2025. O objetivo é preparar o Terminal para recebimento de navios de 400 metros de comprimento. Atualmente, podem ser recebidos navios com até 350 metros de comprimento, e 48 de boca (largura).

O governador destacou a importância do Porto para a economia de Santa Catarina. “Esse é um novo momento para que a gente possa ajudar o setor portuário. O Estado tem que ser um facilitador e com isso a empresa gera mais emprego, mais arrecadação e, claro, cumprindo as exigências ambientais”, destacou Jorginho Mello.

O empreendimento chegou a ter a Licença Ambiental de Instalação (LAI) liberada para as obras do cais em julho de 2021, porém houve uma nova solicitação em julho de 2022 por conta da mudança do projeto e alterações de metodologia de execução do plano. A nova licença permite a continuidade das obras de acordo com a alteração.

A presidente do Instituto do Meio Ambiente, Sheila Meirelles, ressaltou que todas as etapas foram cumpridas pela empresa que administra o terminal portuário. “A licença certifica o cumprimento das exigências ambientais para que a Portonave possa dar prosseguimento ao projeto de execução das obras do cais, fundamental para modernizar os berços de atracação do terminal portuário, além de representar mais um passo do nosso estado rumo ao desenvolvimento social, econômico e sustentável”, destacou a presidente do IMA.

Segundo o diretor superintendente administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas, o licenciamento concedido pelo IMA vai garantir a continuidade da obra, que é tão importante para a cidade de Navegantes e para a economia de Santa Catarina.

Com preparo de início no segundo semestre de 2023, os trabalhos serão realizados em duas fases, sendo no lado leste e oeste do cais, respectivamente. A previsão é gerar 500 novas vagas de empregos pelos próximos três anos. O projeto tem duração de 38 meses e meio, com um período inicial de nove meses e meio para mobilização, projeto e obras preliminares. Outros 27 meses de obras de construção no cais e dois meses finais para a entrega e encerramento do projeto. Ao longo do período, as operações serão mantidas com adequações de atracação nos berços, de forma a atender todas as embarcações.

Também participaram da cerimônia a vice-governadora Marilisa Boehm, o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Euclides Grando, o secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner, além de autoridades locais.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Natalía
Natalía Minich
Geral

Juliano Zanotelli abre exposição de artes inédita, depois de 11 anos, em Florianópolis

“Play na Luz” abre na quarta-feira, dia 9 de abril, no Luz Instalação Bar, no Centro da capital catarinense

Geral, Negócios

De Brusque, Ivan Jasper é convidado para falar sobre o futuro da moda em Fortaleza

Idealizador do ONDM - O Negócio da Moda, o empresário foi um dos palestrantes da programação do Nordeste Fashion Figital

Geral

Inovações na Dermatologia: médica de Florianópolis compartilha tendências apresentadas no congresso da Academia Americana de Dermatologia

A Dra. Débora Cadore participa desde 2008 deste que é o maior congresso internacional para dermatologistas; novos tratamentos para pacientes com alopecias autoimunes foram uma das novidades apresentadas

Geral

Fort Atacadista doa mais de R$ 168 mil ao Hospital Infantil Joana de Gusmão no Desfile das Escolas de Samba de Florianópolis

Instituição foi escolhida pelo público com mais de 150 mil votos; cheque foi entregue na primeira noite de desfile das escolas de samba na Passarela Nego Quirido, na última sexta-feira (27/2)