keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Governo estuda cinco rotas para implantação do transporte marítimo na Grande Florianópolis

A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) firmou, em agosto, um Termo de Cooperação Técnica com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para realizar a análise prévia da viabilidade econômica, ambiental e técnica […]

X
Siga-nos no google-news

A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) firmou, em agosto, um Termo de Cooperação Técnica com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para realizar a análise prévia da viabilidade econômica, ambiental e técnica dos estudos existentes para implantação do transporte marítimo na Grande Florianópolis.

Durante a reunião semanal da última quinta-feira, 29, o secretário da Infraestrutura, Thiago Vieira, técnicos da SIE e consultores do BID trataram sobre os estudos que analisam as possibilidades para identificação de alternativas e definição de rotas, sistema de barcas e ferry boat; modelagem de negócio e concepção de terminais; intermodalidade; calibragem de demanda; transporte elétrico; e a instalação de terminais integrados, com estacionamento para veículos e bicicletário.

Em princípio, as cinco rotas que estão em análise são as travessias entre Tijuquinhas e Canasvieiras; Biguaçu e Santo Antônio de Lisboa; São José (Barreiros) à região central de Florianópolis (Centrosul); Beira Mar de São José e Beira Mar Norte; e Palhoça (Pontal) e Tapera.

“Realizamos mais um passo importante para a implantação do transporte aquaviário na Grande Florianópolis. Os consultores do BID e os técnicos da SIE estão fazendo uma análise técnica aprimorada para culminar na melhor proposta. O estudo ainda está na fase de modelagem, que será debatido com as Prefeituras dos municípios envolvidos e outros atores importantes para o processo. Tenho a convicção de que estamos trilhando o caminho adequado e bem estruturado para que, enfim, tenhamos a travessia marítima entre Ilha e Continente”, destaca Vieira.

Entre os pontos avaliados para a definição das rotas estão a acessibilidade viária e de passageiros; unidades de conservação; zoneamento de uso e ocupação, topografia do terreno, desapropriações do lote; componente sazonalidade e aptidão multimodal.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Cidades

Arranha-céu de 211 metros de altura em BC parece até ser transparente e foto viraliza

Conheça o prédio de 61 andares que parece ser 'invisível' em Balneário Camboriú

Cidades

Obra do engordamento chega à Jurerê Tradicional

Para o lado de Jurerê Internacional ser totalmente alargado faltam apenas 60 metros

Cidades

Blumenau: Defesa Civil ordena evacuação de casas em zona de deslizamento

As famílias afetadas foram notificadas na última sexta-feira (10) e terão que deixar os imóveis imediatamente

Cidades

Celebrações marcam os 191 anos de história de Porto Belo

Tradicional corte do bolo acontecerá às 15h

Cidades

Inscrições abertas: Itapema busca profissionais para cargos temporários

Os interessados podem se candidatar até 6 de novembro de 2023