keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Governo lança plano para promover transparência e participação social no Executivo

O documento foi apresentado em evento no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis

X
Ricardo Wolffenbüttel/Secom

O governador Carlos Moisés lançou nesta quarta-feira, 22, o 1º Plano de Ação SC Governo Aberto, iniciativa para promover a transparência, por meio de compras abertas, e a participação social junto ao Executivo. A ação ocorre por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e a Open Government Partnership (OGP), organização internacional que promove governos mais abertos, transparentes e participativos. O documento foi apresentado em evento no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, com representantes da Controladoria-Geral do Estado, da Secretaria de Administração, do Badesc, da Udesc e de órgãos de controle externos, como o MP e o TCE.

Em sua fala na solenidade, o governador destacou o pioneirismo catarinense com o Plano de Ação para o Governo Aberto. Santa Catarina é o primeiro e único estado brasileiro a fazer parte da OGP. Atualmente, apenas União, Prefeitura de SP e Prefeitura de Osasco são membros no Brasil. No mundo, são 78 países e 76 governos locais.

::: Confira a galeria de fotos do evento 

“Esta ação é extremamente importante, pois traz a participação social para as decisões de Governo. Para a nossa gestão, é muito natural implementar um plano desta natureza, já que esse era um compromisso nosso. Com a transparência e a revisão de contratos, nós pudemos economizar R$ 660 milhões, por exemplo. Precisamos fazer o que é certo dentro da gestão pública”, disse Carlos Moises.

O controlador-geral do Estado, Cristiano Socas da Silva, destacou que a própria criação da CGE, ocorrida na atual gestão, já foi um passo importante para a abertura e maior controle das ações governamentais: “Muitos passos foram dados pela atual gestão para a abertura de governo, dos quais destaco a criação da CGE, um órgão que reúne competências em relação ao controle, à transparência, ao combate à corrupção e à promoção da participação da sociedade. O 1º Plano de Ação SC Governo Aberto consolida essa visão, fomentando projetos que promovem o controle social”, disse Socas.

Saiba mais sobre o Governo Aberto

Coordenado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), o plano traz quatro compromissos com ações que deverão ser implementadas até 31 de outubro de 2022 por diferentes órgãos e entidades parceiros:

1. Adoção de critérios internacionais de transparência e contratação aberta nas compras do Estado, sob coordenação da Secretaria de Estado da Administração (SEA).

2. Reestruturação e aperfeiçoamento dos portais Transparência do Poder Executivo, SC Transferências e Transparência Badesc, sob coordenação da CGE e da Agência de Fomento de Santa Catarina (Badesc).

3. Estímulo à participação e à avaliação do usuário de serviços públicos, por meio da criação de um conselho de usuários, da adoção de uma ferramenta de avaliação de serviços digitais e da implementação de um novo sistema de ouvidoria, sob a coordenação da CGE e da SEA.

4. Promoção da articulação de governo aberto e controle social nos municípios, sob a coordenação da Udesc Esag.

Participação da sociedade civil

O processo de debate e definição dos compromissos teve a participação de 17 organizações da sociedade civil e 14 órgãos públicos por meio de encontros online de cocriação. Após a elaboração dos trabalhos, uma consulta pública foi feita via internet para ampliar a participação cidadã. Em todas as etapas buscou-se o equilíbrio da representatividade entre governo e sociedade civil, seguindo orientação da OGP.

::: Acesse o 1º Plano de Ação SC Governo Aberto 

Fonte: Clicsc

Política

Paulinha vistoria obras no Morro de Zimbros e diz que novo acesso é “sonho realizado”

A quinta-feira, (21), foi um misto de alegria e realização para a deputada Paulinha, que juntamente com o prefeito Paulinho, subiu pela manhã o Morro de Zimbros. Com um sorriso no rosto, como ela mesma […]

Política

Itapema terá Câmara de Vereadores itinerante em 2022

Um projeto do atual presidente da Câmara de Itapema, vereador Alexandre Xepa (Progressista), está cada dia mais perto de sair do papel. Com a aprovação unânime do Projeto de Resolução nº 06/2021, neste dia 19/10, […]

Política

STF rejeita ação contra atos e falas do presidente durante a pandemia

Plenário virtual rejeitou por 8 votos a 2 ação apresentada pelo PSOL

Política

Presidentes da Fecomércio/SC e Facisc cumprem agenda no governo de SP

Após a reunião, os presidentes das entidades foram recebidos pelo governador João Doria

Mais notícias

Geral

Menino quebra protocolo para ganhar solidéu do Papa Francisco no Vaticano

Um menino roubou a cena nesta quarta-feira (20) ao quebrar o protocolo e ir falar com o papa Francisco durante sua audiência geral no Vaticano. O garoto de cerca de 10 anos aproximou-se do pontífice […]