Funcionários de empresas terceirizadas do Aeroporto Internacional de São Paulo, Guarulhos, iniciaram na madrugada desta terça-feira (03) um protesto contra a recente proibição do uso de celulares nas áreas de carga e descarga durante as horas de trabalho.
Segundo os funcionários que participam do protesto, que teve início às 03h, eles foram compelidos a assinar um documento endossando a restrição, embora discordassem da decisão tomada pela GRU Airport, a concessionária responsável pelo aeroporto.
Nas redes sociais, passageiros compartilharam suas experiências, mencionando atrasos na entrega de bagagens ao longo da manhã devido à manifestação.
Em resposta, a GRU Airport divulgou uma nota afirmando que, em função da paralisação de alguns dos trabalhadores terceirizados e da greve do metrô e da CPTM nesta terça-feira (03/10), eles implementaram uma operação de contingência seguindo um protocolo previamente definido.
Além disso, a concessionária orientou os passageiros a se dirigirem diretamente às companhias aéreas para obter atualizações sobre o status dos voos.
A preocupação expressa pelos trabalhadores terceirizados gira em torno da necessidade de se comunicarem com suas famílias ao longo do dia, especialmente aqueles com responsabilidades parentais, como cuidar de crianças em idade escolar.
Além disso, ressaltaram a importância de estarem disponíveis para emergências domésticas, argumentando que a restrição ao uso de celulares os deixa desconectados de informações cruciais sobre seus familiares.
Durante a manifestação, os trabalhadores se deslocaram por diferentes áreas dos terminais de Guarulhos, ecoando palavras de ordem que buscavam reforçar seu papel como trabalhadores e exigir uma reavaliação da decisão.
LATAM alerta passageiros sobre possíveis transtornos
A LATAM Airlines emitiu uma nota oficial orientando seus passageiros sobre possíveis impactos em seus voos devido a manifestações de trabalhadores terceirizados no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. A companhia aérea destacou que a situação é externa à sua vontade e tem o potencial de causar atrasos ou cancelamentos nos voos previstos para esta terça-feira, 3 de outubro.
A empresa sugere que, antes de se dirigir ao aeroporto, os clientes verifiquem o status de seus voos por meio do site oficial da LATAM. Para aqueles cujos voos são afetados, a LATAM oferece a opção de reagendar suas viagens sem quaisquer penalidades ou de solicitar um reembolso integral.
Em comunicados, as companhias aéreas Gol e Azul confirmaram que, apesar do protesto, suas operações de chegada e partida no aeroporto estavam funcionando como de costume.
Antes restrito apenas a um biotipo, atualmente o mercado de modelos conta com perfis diversos, fugindo dos estereótipos padrões, para atender todos os tipos de campanhas