keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Grupo de peregrinos catarinenses começa a percorrer o Caminho de Santiago de Compostela de bicicleta

A rota escolhida pelos peregrinos é considerada a mais tradicional do Caminho de Santiago de Compostela

X
Divulgação

A Expedição Pedalando, formada por um grupo de empresários de Itajaí e região, começa neste sábado, 7 de maio, a percorrer de bicicleta os mais de 800 quilômetros do Caminho de Santiago de Compostela, entre a França e a Espanha. O grupo, que tem apoio do Grupo Allog, começa a pedalar na cidade francesa de Saint Jean Peid de Port.

A expedição foi idealizada como uma forma de conscientizar o maior número possível de pessoas a pensarem na bicicleta como meio de transporte. A rota escolhida pelos peregrinos é considerada a mais tradicional do Caminho de Santiago de Compostela.

O grupo é composto por cinco peregrinos. A previsão é percorrer todo o caminho entre 13 e 15 dias, dependendo das condições climáticas, resistência dos equipamentos e dos próprios peregrinos, que irá pedalar de 70 a 80 quilômetros por dia. Diferentes fatores, no entanto, podem alterar esta média, conforme Wagner Lucio de Souza, um dos integrantes do grupo. Além da pegada de espiritualidade que o caminho desperta, o objetivo é estimular e multiplicar a consciência do ciclismo como caminho para a sustentabilidade, mobilidade urbana e qualidade de vida.

Wagner conta que foram vários os fatores que motivaram o grupo a fazer o caminho. O próprio Wagner teve a superação da perda de um filho. “Cada um tem os seus motivos, sejam eles pessoais, espirituais, de superação, autoconhecimento ou mesmo por tudo o que o caminho representa”, destaca. Para se preparar para a viagem, o grupo treinou forte de forma coletiva e individual em diferentes tipos de terreno.

O projeto ainda deixa como legado 5 bicicletários que estão sendo instalados em cidades da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri).

Bagagem

Além das bicicletas, cada um leva também ferramentas para manutenção, pneus, câmaras, além de suplementação alimentar, água, protetor solar e remédios de primeiros socorros. Para Wagner, o apoio do Grupo Allog foi fundamental para a consolidação deste desafio. “Tivemos um acolhimento e uma identificação imediata com empresa que também apoia a bike há muitos anos”, pontuou. A Allog estimula o uso da bicicleta entre seus colaboradores e a expedição reforça este posicionamento da empresa em promover o bem-estar entre seu quadro de funcionários.

A história do Caminho de Santiago de Compostela

Seis anos após a crucificação de Cristo, Tiago, o Maior, viajou para pregar o Cristianismo na Península Ibérica. O apóstolo chegou em Finisterre e propagou o Evangelho na Galícia. Ao voltar para a Palestina, foi decapitado por ordem do rei Herodes Agripa. O corpo do apóstolo foi roubado e transportado por seus discípulos Teodoro e Atanásio para ser enterrado em terras ocidentais conforme a sua vontade.

Fonte: Clicsc

Geral

Univali de Balneário Camboriú recebe o Intercom Sul de 16 a 18 de junho

O evento este ano tem como tema as Ciências da Comunicação contra a desinformação

Geral

Procon de SC proíbe vendas de bebida Del Valle

Procon SC determinou a suspensão depois de acolher uma denúncia do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec)

Geral

Balneário Piçarras entrega kit de uniformes de inverno para alunos

Kit é composto por seis peças de vestuário e um par de tênis

Geral

Gestante entra em trabalho de parto dentro de ambulância dos bombeiros em SC

A família da gestante se deslocava com ela da Linha Polo Rico, no Sentido ao Hospital São Francisco quando encontraram os bombeiros

Geral

Bispo-emérito de Blumenau irá celebrar o casamento de Lula com Janja

Em 2018, o bispo rezou uma missa para o ex-presidente pouco antes de ele ser preso em Curitiba

Mais notícias

Segurança

Bebê sofre traumatismo craniano após cair durante parto

A queda provocou traumatismo craniano, além de um quadro de hemorragia

Segurança

Filho do ex-presidente Lula é assaltado no trânsito

Dois aparelhos telefônicos e R$ 250 reais foram levados durante a investida