keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Heroína de dois mundos: Bicentenário de Anita Garibaldi é comemorado nesta segunda-feira

Foi nesse momento que Anita iniciou sua trajetória com Giuseppe Garibaldi que somente terminaria com a morte dela quase uma década depois, na Itália, em meio às lutas para sua unificação.

X
Fotos: Julio Cavalheiro/Secom

O Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi, considerada a heroína de dois mundos, é comemorado nesta segunda-feira, 30 de agosto. Em Santa Catarina, desde 2019, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) vem trabalhando na organização de atividades para 2021 junto à Comissão Estadual Comemorativa ao Bicentenário de Anita Garibaldi. A programação envolve desde a mostra Anita Garibaldi 200 anos: Vida, Coragem e Paixão até Concurso Literário.

Anna Maria de Jesus Ribeiro, que depois se tornaria Anita Garibaldi, nasceu no Sul de Santa Catarina e transcorreu sua vida na primeira metade do século XIX, época em que Brasil obteve sua independência de Portugal e na qual ocorreram lutas que determinaram o tipo de ordem política e social que iria vigorar pela maior parte daquele século no país.

Ela se envolveu diretamente nos acontecimentos da Revolução Farroupilha, quando foi proclamada a República Catarinense (ou Juliana), em1839, na cidade de Laguna, onde ela vivia. Foi nesse momento que Anita iniciou sua trajetória com Giuseppe Garibaldi que somente terminaria com a morte dela quase uma década depois, na Itália, em meio às lutas para sua unificação.

O governador Carlos Moisés destacou que Anita Garibaldi é um ícone de Santa Catarina, do Brasil e também do continente europeu. “Hoje é um dia especial. Anita foi uma guerreira, uma mulher, mãe e companheira que mostrou que estava muito à frente do seu tempo e resgata, além da história, as grandes batalhas e a importância da mulher no cenário estadual e nacional.

Enquanto que no Brasil a memória de Anita permaneceu oculta ao longo do século XIX, na Itália ela passou a ser celebrada juntamente com seu marido Giuseppe Garibaldi como heroína da unificação italiana.

Mas o legado de Anita Garibaldi, em 2021, é fortemente lembrado pelo poder público, entidades e escritores, entre outros. Desde exposições a peças de teatro, Santa Catarina honra a memória de sua filha das mais diversas formas.

Mostra e Concurso Literário

A mostra Anita Garibaldi 200 anos: Vida, Coragem e Paixão, que está em cartaz no Museu Histórico de Santa Catarina, na capital. Para celebrar a data, foi proposta uma atividade interativa pedindo que os visitantes deixem suas mensagens à aniversariante.

Outra ação é o Concurso Literário do Bicentenário de Anita Garibaldi  que está com inscrições abertas.

Ano de Anita

O governador Carlos Moisés instituiu o Ano Comemorativo do Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi por meio do Decreto 1.173/2021. Desde 2019, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) vem trabalhando na preparação das programações que marcam este ano.

Criada para organizar as comemorações, a Comissão Estadual Comemorativa ao Bicentenário de Anita Garibaldi foi instituída por meio da Portaria FCC nº 39/2019.

O grupo é composto por diversos órgãos públicos, como Secretarias de Estado e prefeituras, além de entidades públicas e privadas, entre as quais, o Instituto CulturAnita, de Laguna. Na Itália, os parceiros são o Museu e Biblioteca Renzi, o Instituto Garibaldi Da Vinci e a Associação Nacional dos Veteranos Garibaldinos.

Fonte: Clicsc

Geral

Luta entre cobra mais venenosa e maior cobra do mundo acaba sem vencedora; veja

Em uma luta entre uma naja-rei – a cobra mais venenosa do mundo – e uma píton, a maior cobra do mundo, quem termina como vencedor?

Geral

Defesa Civil emite alerta de temporais e descargas elétricas neste sábado em Santa Catarina

A tempestade surge da combinação de umidade e temperaturas elevadas

Geral

Chuvas fortes fazem jazigo desmoronar e cair em terreno ao lado de cemitério

Segundo informações, o incidente ocorreu por conta de uma escavação no terreno ao lado

Geral

Caminhoneiro morre após cair em ribanceira de 100 metros na SC-418

Quando as equipes dos Bombeiros Voluntários chegaram no local, o motorista já estava morto

Geral

Apesar das chuvas dos últimos dias, efeitos da estiagem persistem em SC

Do Oeste ao Litoral Sul, os volumes registrados na primeira quinzena de setembro variaram de 60 a 100 mm, com acumulados pontuais que superaram 125 mm

Mais notícias

Segurança

Bebê com hematoma é levado morto para UPA de SC e pais são presos em flagrante

Pai da criança, um homem de 19 anos, relatou que a esposa, 17, deixou o bebê com ele para comprar um lanche

coronavirus

Coronavírus em SC: Estado confirma 1.169.031 casos e 19.075 mortes

Na comparação com o boletim anterior, diminuiu em 26 o número de casos ativos e há 8 óbitos adicionais