Nesta segunda-feira (18), um homem foi preso por maus-tratos contra cães de raça pitbull, em Florianópolis. A ação foi realizada pela Polícia Civil, em conjunto com a Delegacia de Proteção a Animais Domésticos e a Diretoria de Bem-Estar Animal (DIBEA) da capital do estado.
Segundo as denúncias, uma fêmea pitbull e seus quatro filhotes viviam em péssimas condições, com falta de abrigo adequado, saúde precária e salubridade deficiente. A lei estadual, que exige a castração de pets, também estava sendo desrespeitada, já que a fêmea permanecia sem o procedimento, presa por uma corrente excessivamente curta.
Apesar de múltiplas notificações e um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) emitidos pela DIBEA, o tutor dos animais ignorou todas as tentativas de regularização da situação. A persistência na negligência levou a uma nova intervenção, que confirmaram a continuação dos maus-tratos e a falta de ação do proprietário em prover cuidados veterinários básicos, mesmo com a oferta de assistência gratuita pelo órgão municipal.
Os pitbulls resgatados foram encaminhados para a DIBEA, onde receberão os cuidados necessários até que estejam prontos para serem adotados de maneira responsável. O caso foi formalizado na Central de Plantão Policial da Capital, com o detido permanecendo à disposição da Justiça.
*Supervisionado por Everton Palaoro