keyboard_backspace

Página Inicial

Brasil

Homem fica com sangue branco e quase morre: caso é raro na medicina

Fenônemo foi causado por excesso de gordura

Siga-nos no google-news

Um homem de 39 anos foi internado no Hospital Universitário de Colônia, na Alemanha, com uma quantidade enorme de gordura nas veias sanguíneas, o que fez com que seu sangue ficasse grosso e branco como leite. A condição poderia tê-lo matado.

Um relatório sobre o caso foi publicado no Annals of Internal Medicine e apontou que o paciente teve hipertrigliceridemia, doença causada pelo aumento da concentração de triglicerídeos gordurosos no sangue.  O tratamento adotado nestes casos é a plasmaferese, uma técnica que filtra os triglicéridos e outras substâncias. No entanto, para o rapaz esse processo não funcionou – o sangue dele entupiu a máquina de plasmaferese duas vezes.

Em média, o nível normal de triglicérides no sangue de uma pessoa é inferior a 150 miligramas por decilitro (mg / dL). Uma taxa alta seria de 200 a 499 mg / dL, enquanto 500 mg / dL seria considerada “muito alta”. No caso tratado no Hospital Universitário de Colônia, porém, o sangue do homem estava com uma contagem que chegava a 36 vezes mais alta: cerca de 18.000 mg / dL.

Os médicos relataram nunca ter visto nada parecido e, por isso, foram buscar uma alternativa para ajudar o paciente, que sentia náuseas, vomitava, tinha dores de cabeça e agonia, sintomas da Síndrome da Hiperviscosidade, na qual o sangue anormalmente espesso pode, em casos graves, provocar convulsões e coma.

Os profissionais da saúde acreditam que o homem desenvolveu o problema por causa da sua obesidade, da resistência à insulina, e de uma possível predisposição genética. Além disso, apesar de diabético, ele não tomava os remédios regularmente.

Como a plasmaferese não foi possível, os médicos escolheram uma opção de tratamento praticada nos séculos 18 e 19: a sangria terapêutica, que retira sangue do corpo como se fosse para doação, mas descarta o líquido. De acordo com o portal Science Alert, a técnica era usada no Egito Antigo, há 3 mil anos.

Na unidade de terapia intensiva do Hospital Universitário de Colônia, os médicos acabaram retirando dois litros de sangue do homem, substituindo-o por um suprimento concentrado de hemácias, plasma fresco congelado e uma solução fisiológica salina.

O tratamento funcionou, diminuindo os níveis de triglicerídeos. No quinto dia de internação, o paciente estava livre de sintomas neurológicos residuais.

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Brasil

Scooter elétrica precisará de licenciamento e placa, define Contran

Essa é a determinação de uma resolução aprovada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que será publicada nos próximos dias

Brasil, Economia

Empresas Icon, de Criciúma, marcam presença na Expo Revestir com lançamentos para o setor cerâmico mundial

Feira ocorre entre os dias 14 e 17 de março no São Paulo Expo, na capital paulista; grupo empresarial possui unidades também em Tubarão (SC) e outras espalhadas pelo Brasil e até na Argentina

Brasil

Cerca de 40% da água potável captada em mananciais é desperdiçada no Brasil

Água própria para consumo humano não chega até as casas da população

Brasil

Mega-Sena acumulada deve pagar R$ 115 milhões nesta quarta-feira

As apostas na Mega-Sena podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio

Brasil

Homem filma momento de sua morte ao cair de Tirolesa no Ceará

O homem ainda chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos

Mais notícias

Famosos

Florianópolis vai receber Ronaldinho Gaúcho para Jogo das Estrelas

O jogo vai ocorrer em 19 de maio no Estádio Orlando Scarpelli; confira ingressos

Segurança

Polícia conclui caso de execução de jovem em Biguaçu e indicia dois suspeitos

A dupla já estava presa por outros crimes; o jovem morreu em fevereiro