keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Imetro-SC fiscaliza 630 bombas de combustível e encontra irregularidades

Cerca de 25 bombas apresentavam erros e não estavam em conformidade com as normas

Imetro-SC faz operação e fiscaliza mais de 600 bombas de combustíveis X
Foto: Divulgação/Secom
Siga-nos no google-news

Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC) realizou uma operação especial de vigilância de mercado nas bombas medidoras de combustíveis e dispensers para GNV (gás natural veicular) nos postos de todo o estado. A ação foi concluída na última sexta-feira (5), após quatro dias de inspeção, durante os quais mais de 630 bombas medidoras foram verificadas em 46 postos de combustíveis. Infelizmente, cerca de 25 delas não estavam em conformidade com as normas.

O Imetro-SC realizou essa ação integrando o Plano Nacional de Vigilância de Mercado do Inmetro (PNVMI), que tem duração de 90 dias e vem sendo realizado desde o último dia 11 de abril em parceria com os 24 órgãos delegados no Brasil. O objetivo é orientar consumidores, produtores e comerciantes sobre os riscos dos produtos irregulares e piratas, além de valorizar o bom comerciante e o fabricante.

De acordo com o diretor de Metrologia Legal do Imetro-SC, Hercílio de Oliveira Bez, as irregularidades encontradas durante a operação foram erros de medição, vazamentos, mangueiras em mau estado de conservação, bombas que não desligavam em 60 segundos após o término do abastecimento, sistemas de iluminação do dispositivo indicador queimados, entre outras.

Postos de combustíveis que revendem GNV também foram fiscalizados, sendo que um foi reprovado, por apresentar erro superior ao máximo admissível. “Nossa maior preocupação no mercado de combustíveis é com as fraudes eletrônicas, que são mais difíceis de serem identificadas. Por isso, recentemente, buscamos parceria com o Ipem/SP e viabilizamos um treinamento do corpo técnico do Imetro SC, focado na engenharia das fraudes eletrônicas em bombas medidoras de combustíveis”, acrescenta o presidente do Imetro SC, Alexandre Soratto.

Ele acrescenta que o erro máximo permitido é de 0,5%, o que significa 250 ml em um abastecimento de 50l. No entanto, o Imetro já encontrou fraudes metrológicas com erros superiores a 10%, que representa 5 litros a menos de combustível. “Estas fraudes provocam um grande prejuízo ao consumidor e uma baita concorrência desleal entre os postos”, completa Soratto.

Na próxima semana, o Imetro-SC, órgão delegado do Inmetro, iniciará a fiscalização e vistoria de blocos de cerâmica para construção civil.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Geral

South Run promove mutirão de limpeza na Praia do Riozinho, em Florianópolis

Atletas, patrocinadores e comunidades estarão reunidos no próximo sábado, dia 21, a partir das 8h30, para ações de educação, conscientização e proteção ambiental em parceria com a Mysticeta Research

Geral

Cia Marítima inaugura nova loja na Praia Brava, em Itajaí

Inauguração foi marcada pelo lançamento da nova coleção Verão 2025

Geral

Feriado da Independência: neste sábado, todas as lojas do Fort estarão abertas com o ‘Dia F’

Com todas as 33 lojas de Santa Catarina abertas neste sábado, e funcionando em horário estendido, rede de atacarejo do Grupo Pereira traz descontos especiais em várias seções; festival de pescados e vinhos com até 80% de desconto estão entre os destaques

Geral

Imóveis serão leiloados com lances a partir de R$ 28 mil

Oferta inclui casas, apartamentos e lotes com valores até R$ 1.267.914

Mais notícias

Artigo

Opinião: sonegação fiscal e lavagem de dinheiro

Advogado criminalista Alexandre Salum Pinto da Luz, de Florianópolis (SC), assina artigo sobre sonegação fiscal e lavagem de dinheiro

Tempo

59 oportunidades de emprego são divulgadas pela Arteris

Vagas estão distribuídas em quatro estados