keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Imigrantes e refugiados contam com assistência gratuita em Curitiba

Inscrições para consultoria em marketing e para a segunda edição do curso de língua portuguesa já estão abertas. Iniciativa é do Laboratório de Relações Internacionais e do curso de Marketing do UNICURITIBA

X
Divulgação

Os estudantes dos cursos de Relações Internacionais e de Marketing do UNICURITIBA estão oferecendo assistência gratuita aos imigrantes e refugiados que chegam ao Brasil. Uma das iniciativas é a segunda edição do curso online gratuito de língua portuguesa oferecido pelo Laboratório de Relações Internacionais (Labri). As inscrições para a nova turma já estão abertas e podem ser feitas até o final de março em https://forms.gle/FNgCsom95pf6SAao6. As aulas começam no dia 10/4 e serão ministradas aos sábados, das 9h às 11h.

Outra novidade é a 1ª Consultoria Gratuita em Marketing: Experiência da Marca & Serviços. O trabalho será realizado em parceria entre os cursos de Relações Internacionais e Marketing. O objetivo é orientar os imigrantes e refugiados que tenham aberto um negócio próprio em Curitiba ou região. Os empreendedores que desejarem participar do processo seletivo devem preencher o formulário  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSepvdLPwcMd8wXjhvDc_VXO9m6WGIb1KE8ZfPd9J-mng2JA9w/viewform.

As consultorias serão em ambiente virtual, com datas e horários previamente agendados entre os meses de abril e junho. Ao final dos encontros, os estudantes vão produzir um relatório de boas práticas mercadológicas e aplicação de ferramentas de marketing para cada negócio. Os diagnósticos, mentorias e o desenvolvimento do trabalho serão monitorados por professores especialistas do UNICURITIBA.

Aulas de língua portuguesa

Nadeen Jehad, estudante da primeira turma do curso de português oferecido pelo Labri, não só aprovou a iniciativa como viu seu desejo se realizando. “Foi um dos cursos de português mais bonitos, tudo foi bom. A equipe foi mais do que maravilhosa em nos explicar as informações. São excelentes. Desejo progresso, sucesso e também que os cursos de português se repitam.”

Não demorou para o Labri abrir nova turma. Na primeira edição, em 2020, cerca de 180 pessoas de diferentes nacionalidades se inscreveram. A partir de abril deste ano, outros imigrantes e refugiados interessados em ter noções gerais de língua portuguesa poderão estudar com os acadêmicos de Relações Internacionais.

A turma utiliza a apostila “Pode Entrar”, do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), especialmente elaborada para as necessidades de quem chega ao Brasil em busca de uma vida nova.

Durante o curso os participantes recebem noções do idioma que possibilitem o primeiro contato com autoridades migratórias, facilite a busca por empregos, acesso a serviços de saúde, retomada de estudos e outras atividades essenciais do dia a dia.

De acordo com a professora e coordenadora do projeto, Michele Hastreiter, é possível acompanhar as aulas ao vivo ou, após a sua realização, assistir as aulas gravadas. Os encontros acontecerão todos os sábados, das 9h às 11h.

“A experiência do ano passado foi muito rica, tanto para nossos estudantes, que atuaram como professores, quanto para os imigrantes. Houve uma troca muito grande entre eles e até amizades. A avaliação da primeira edição do curso foi muito positiva e nós sentimos que podemos fazer mais pela comunidade migrante e refugiada neste novo ano”, comenta.

Formado na primeira turma, Abdallah Qasem agradeceu a oportunidade. “Graças ao curso, aprendemos a nos integrar rapidamente à sociedade brasileira e a conviver com ela.”

SERVIÇO

O quê: 1ª Consultoria em Marketing: Experiência da Marca & Serviços

  1. O quê: 2º Curso de Língua Portuguesa
  • Público-alvo: imigrantes e refugiados
  • Quando: a partir de 10/4 (todos os sábados, das 9h às 11h)
  • Onde: online
  • Quanto: gratuito
  • Inscrições: https://forms.gle/FNgCsom95pf6SAao6
  • Iniciativa Laboratório de Relações Internacionais (Labri) do UNICURITIBA

Fonte: Clicsc

Geral

Pavimentação asfáltica na rua 440 deve ficar pronta em até 15 dias, no Bairro Morretes, em Itapema

Na obra de 1600 metros também estão previstos a recomposição de meio-fio e padronização de calçadas.

Geral

MPF alerta Prefeitura de Florianópolis sobre risco de indenização milionária por imóvel em área de preservação

Segundo o TRF4, não é permitido o enriquecimento pelo recebimento de verbas por áreas de preservação, que não podem ser utilizadas.

Geral

Casos de mormo em Santa Catarina fazem Cidasc alertar pecuaristas sobre a doença

Os animais, depois da identificação do foco da doença, são sacrificados. Os técnicos da Cidasc também explicam que a propriedade onde a doença foi registrada é interditada e acompanhada pelo órgão.

Geral

Balneário Piçarras lança Campanha Vacina Solidária

Iniciativa consiste na arrecadação de alimentos não perecíveis durante a vacinação contra a Covid-19

Geral

Família real britânica confirma morte de príncipe Philip, marido da Rainha Elizabeth II

Uma declaração do Palácio de Buckingham dizia: "É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anunciou a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo".

Mais notícias

Utilidade Pública

Procon de São José atende com agendamento prévio

A medida é necessária para evitar aglomeração de pessoas, sendo que o atendimento deve ser marcado pelo Whatsapp (48) 98477-7790

Segurança

Diarista encontrada morta no rio Itajaí-Açu teria pegado carona com conhecido

Prisão do assassino pode ocorrer nos próximos dias, segundo a Polícia Civil