keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

Impacto social do câncer de próstata; Familiares de pacientes recebem amparo após mudança na rotina

Associação de Amparo às pessoas com Câncer, em Itajaí tem ajudado diversas famílias

X
Siga-nos no google-news

Aos 66 anos, receber o diagnóstico de câncer de próstata foi um choque para o Sr. Clóvis Ávila Madeira. Incentivado pela esposa, ele sempre fazia os exames de rotina até que veio o resultado. “Sempre fiz e nunca deu nada, sempre a saúde estava perfeita e em 2014 eu fiz o exame e descobri a doença. Então, foi um choque. Peguei o exame e cheguei em casa bem abatido. Falei para minha esposa, a gente se abraçou e chorou”, lembra o paciente. Clóvis precisou de muito apoio. Contou com os filhos, com os irmãos e foi acolhido na Associação de Amparo às pessoas com Câncer, em Itajaí.

Durante o mês de novembro são intensificadas as campanhas de conscientização no combate ao câncer de próstata. O novembro azul serve para quebrar barreiras, orientar, mas tem um ponto muito importante e que é pouco falado: o impacto social do câncer de próstata. Os pacientes em tratamento precisam mudar a rotina e em muitos casos, são eles os responsáveis pela maior parte da renda da família.

A Assistente Social da AAPC, Andrea Maciel, explica que os pacientes chegam abalados e com a família sem saber o que fazer e que caminho seguir. “O paciente com câncer de próstata é bastante inibido, fica desconfortável com a situação. Normalmente é ele o provedor da casa e precisa se afastar do trabalho. Ficam bastante fragilizados”, ressalta.

Com o diagnóstico vem o primeiro impacto, o abalo psicológico. Nesse momento o apoio da família é fundamental. Mas, durante o tratamento surgem outras necessidades, que vão além de medicamentos e atingem a família inteira.

“Tenho dias bons e dias ruins. Agradeço a AAPC que está ajudando, são meus irmãos. Cada vez que lembro deles, já me emociono porque é uma família que me acolheu muito bem. Que me ajuda muito todo mês com medicamento, cestas básicas e leite”, explica Clóvis.

Além dele, outros dois pacientes de cidades vizinhas são atendidos pela AAPC. A associação é a única de Itajaí que ampara as famílias de pacientes com qualquer tipo de câncer.  Ao todo, 74 famílias são atendidas de forma social, para que durante o tratamento, o paciente e familiares possam ter tranquilidade. A Associação de Amparo às Pessoas com Câncer desenvolve esse trabalho desde 2007 em Itajaí e região, com a ajuda de doações.

Com a construção da nova sede, que já está em andamento, o número de atendimento poderá dobrar, já que será possível ter mais estrutura.  Quem quiser conhecer e colaborar com associação, o número é 47 3349-0573 e a chave Pix é o número 47 98447-2710.

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Saúde

Médica de Florianópolis é capa da revista Território Mulher

Dra. Carol Berger aborda o impacto da autoimagem na saúde feminina e a importância da tecnologia como aliada nos cuidados com a pele

Saúde

Médica de Florianópolis traz para SC equipamento revolucionário na avaliação de pele

Aparelho Focuskin Contourline utiliza Inteligência Artificial (IA) para analisar condições da pele

Saúde

Com alusão ao Outubro Rosa, médica de Florianópolis participa de evento sobre Saúde da Mulher em Balneário Camboriú

Cirurgiã geral e referência em beleza e gerenciamento do envelhecimento, a Dra. Carol Berger compartilhou seus conhecimentos durante a 1ª Campanha de Valorização e Saúde da Mulher, no Expocentro Balneário Camboriú

Saúde

Clima seco do inverno faz com que organizações recomendem manter ambientes internos úmidos

Climatizador evaporativo desenvolvido por empresa de Barra Velha (SC) é capaz de aumentar até 100% a umidade do ambiente

Saúde

Joinville começa produção de mosquitos que combatem a dengue; saiba detalhes

Nos próximos dias, as larvas passarão pelo processo de ser tornarem mosquitos para serem soltos

Mais notícias

Grande Florianópolis

Confeitaria Júlia Cherem Doces Momentos lança cardápio de verão e celebra 2 anos de sucesso em Florianópolis

Toasts de salmão, cheesecake de limoncello e cookie pie de pistache estão entre as estreias do menu da doceria que é sucesso no centro da capital catarinense; a casa também já está aceitando encomendas para o Natal

Saúde

Médica de Florianópolis é capa da revista Território Mulher

Dra. Carol Berger aborda o impacto da autoimagem na saúde feminina e a importância da tecnologia como aliada nos cuidados com a pele