keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

Impacto social do câncer de próstata; Familiares de pacientes recebem amparo após mudança na rotina

Associação de Amparo às pessoas com Câncer, em Itajaí tem ajudado diversas famílias

X
Siga-nos no google-news

Aos 66 anos, receber o diagnóstico de câncer de próstata foi um choque para o Sr. Clóvis Ávila Madeira. Incentivado pela esposa, ele sempre fazia os exames de rotina até que veio o resultado. “Sempre fiz e nunca deu nada, sempre a saúde estava perfeita e em 2014 eu fiz o exame e descobri a doença. Então, foi um choque. Peguei o exame e cheguei em casa bem abatido. Falei para minha esposa, a gente se abraçou e chorou”, lembra o paciente. Clóvis precisou de muito apoio. Contou com os filhos, com os irmãos e foi acolhido na Associação de Amparo às pessoas com Câncer, em Itajaí.

Durante o mês de novembro são intensificadas as campanhas de conscientização no combate ao câncer de próstata. O novembro azul serve para quebrar barreiras, orientar, mas tem um ponto muito importante e que é pouco falado: o impacto social do câncer de próstata. Os pacientes em tratamento precisam mudar a rotina e em muitos casos, são eles os responsáveis pela maior parte da renda da família.

A Assistente Social da AAPC, Andrea Maciel, explica que os pacientes chegam abalados e com a família sem saber o que fazer e que caminho seguir. “O paciente com câncer de próstata é bastante inibido, fica desconfortável com a situação. Normalmente é ele o provedor da casa e precisa se afastar do trabalho. Ficam bastante fragilizados”, ressalta.

Com o diagnóstico vem o primeiro impacto, o abalo psicológico. Nesse momento o apoio da família é fundamental. Mas, durante o tratamento surgem outras necessidades, que vão além de medicamentos e atingem a família inteira.

“Tenho dias bons e dias ruins. Agradeço a AAPC que está ajudando, são meus irmãos. Cada vez que lembro deles, já me emociono porque é uma família que me acolheu muito bem. Que me ajuda muito todo mês com medicamento, cestas básicas e leite”, explica Clóvis.

Além dele, outros dois pacientes de cidades vizinhas são atendidos pela AAPC. A associação é a única de Itajaí que ampara as famílias de pacientes com qualquer tipo de câncer.  Ao todo, 74 famílias são atendidas de forma social, para que durante o tratamento, o paciente e familiares possam ter tranquilidade. A Associação de Amparo às Pessoas com Câncer desenvolve esse trabalho desde 2007 em Itajaí e região, com a ajuda de doações.

Com a construção da nova sede, que já está em andamento, o número de atendimento poderá dobrar, já que será possível ter mais estrutura.  Quem quiser conhecer e colaborar com associação, o número é 47 3349-0573 e a chave Pix é o número 47 98447-2710.

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Saúde

Itajaí chega à vigésima morte por dengue e lidera número de óbitos em SC

Vítima era moradora do bairro São João e tinha comorbidades

Saúde

MPT exige que governo promova concurso para área da Saúde em SC

Caso os concursos não sejam divulgados no prazo de 30 dias, governo corre o risco de pagar até R$ 150 mil de multas

Saúde

SC amplia socorro aeromédico com entrega de helicóptero

O novo helicóptero estará posicionado na base dos bombeiros de Joaçaba

Saúde

Joinville registra duas novas mortes por dengue

A cidade mais populosa do estado já confirmou mais de 10 mil casos da doença

Mais notícias

Geral

Chuva de meteoros Líridas terá pico nesta segunda-feira (22)

O melhor momento para observação do fenômeno será por volta das 4h da manhã

Segurança

Mulher morre afogada na Praia da Pinheira em Palhoça

O Corpo de Bombeiros iniciou o trabalho de reanimação, mas a vítima não resistiu