Na noite desta sexta-feira (31), um incêndio de grandes proporções atingiu duas residências no bairro Vila Real, em Balneário Camboriú. De acordo com as autoridades, a suspeita é de que as chamas tenham se propagado após um morador, um catador de latinhas de 40 anos, deixar uma vela acesa em sua casa, que não possuía energia elétrica.
As guarnições do Corpo de Bombeiros foram acionadas por volta das 20h46 para atender a ocorrência. Ao chegarem no local, os agentes confirmaram que o incêndio já havia consumido a casa de madeira de aproximadamente 60m², e se alastrava para a residência de cerca de 350m² com dois pavimentos.
As chamas avançaram rapidamente através de irradiação e convecção dos gases quentes, atingindo o beiral e teto da área de serviço do piso superior da segunda residência, além dos vidros do quarto e banheiro do piso inferior. A irradiação de temperatura também afetou o forro de um banheiro de uma propriedade em outra rua.
Os bombeiros realizaram o gerenciamento de riscos, desligaram a energia elétrica e iniciaram o combate ao incêndio com duas linhas de ataque, uma direcionada à casa de madeira e outra para proteção e resfriamento da área afetada na residência de dois pavimentos. Foram necessários cerca de 10 mil litros de água para extinguir as chamas.
Após o resfriamento e controle do fogo, os bombeiros realizaram a verificação e extinção completa dos focos de incêndio restantes. A cena foi isolada e deixada aos cuidados do morador da residência consumida e da proprietária da residência anexa, que foram orientados sobre as medidas cabíveis para a confecção do informe pericial.
As autoridades investigam o caso para determinar a causa do incêndio e avaliar os danos causados às propriedades afetadas.