keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Incertezas na economia derrubam confiança do empresário industrial de SC

A desaceleração na atividade global também preocupa, aponta a Federação

X
Divulgação
Siga-nos no google-news

O índice de confiança do empresário da indústria de Santa Catarina, medido pela Federação das Indústrias de SC (Fiesc), caiu 7,1 pontos em setembro, de 65,6 pontos para 58,5 pontos. Segundo a entidade a motivação da queda é o cenário político e fiscal. Percentualmente, a queda é de 10,8%.A situação, diz a Fiesc, é fruto da elevação do grau de incerteza sobre a condução da agenda econômica nos últimos meses de 2021. A desaceleração na atividade global também preocupa, aponta a Federação.

Apesar da queda, o índice se manteve acima da linha dos 50 pontos, o que indica um ambiente de confiança entre os empresários industriais. Houve queda também no índice nacional, que registra agora 58 pontos.

Conforme o economista do Observatório Fiesc, Thiago Rodrigues Lemos, no cenário internacional as preocupações giram em torno de expectativas quanto à redução de estímulos econômicos pelos bancos centrais mundiais e desaceleração da atividade econômica, sobretudo na China. Já no Brasil, a aceleração da inflação e o risco de uma crise hídrica, com efeitos sobre a oferta de energia, estão entre os principais pontos de atenção no médio prazo.

Expectativa

A expectativa do empresário industrial catarinense para os próximos seis meses também registrou queda significativa de 7,1 pontos na passagem entre o mês de agosto e setembro, atingindo 60,8 pontos no índice. No cenário nacional, o quadro de menor otimismo também se mostra presente, com o indicador recuando 5,1 pontos.

Condições atuais

Em relação ao Índice de Condições Atuais, Santa Catarina apresentou nova queda no indicador em setembro, a segunda consecutiva. Com recuo de 7,1 pontos, o indicador se mantém em 53,9 pontos. Na visão do empresário industrial catarinense, o cenário atual se mostra mais desafiador que os seis meses imediatamente anteriores, dado os elevados níveis de preços, desaceleração econômica global, gargalos logísticos e uma possível crise de abastecimento de água e energia. O Índice nacional também apresentou recuo na passagem mensal, de 5,3 pontos, agora em 52,2 pontos.

Fonte: Rede Catarinense de Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias ClicSC.
Economia

Plantio de coca deve ser substituído pelo açaí em áreas da Colombia

Plano foi apresentado pelo governo do Departamento de Putumayo a empresários brasileiros durante missão de intercambio

Economia

Aeroporto de Florianópolis amplia voos para destino internacional

A Latam Airlines será responsável por operar esses voos adicionais durante a temporada de inverno

Economia

Porto de São Francisco do Sul registra aumento de 20% neste primeiro trimestre

Março de 2024 se destacou particularmente, com uma movimentação de 1,6 milhão de toneladas

Economia

Moeda de 5 reais vai entrar pra história; confira:

A moeda de prata, vai marcar os 200 anos da instauração da primeira Constituição do Brasil

Economia

Feira supermercadista de Balneário Camboriú promete movimentar mais de R$ 1 bilhão

Com todos os espaços de exposição já vendidos, lista de espera conta com 100 empresas

Mais notícias

Geral

Atacarejo realiza ‘Festival de Bazar’ com vários produtos para cozinha em promoção

Ação que oferece itens para cozinha, em especial utensílios para forno e fogão, com preços especiais e pagamento facilitado vai até este domingo, dia 21 de abril, em todas as lojas do Fort Atacadista

Geral

Advogada criminalista é destaque na defesa da cannabis medicinal como tratamento de saúde

Raquel Schramm lidera o escritório Schramm Advogados Associados, em Florianópolis, e é diretora jurídica na Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal