keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Indicado por Bolsonaro para a presidência da Petrobras mentiu em curriculo

Leia na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília

letreiro da petrobras em um muro cinza X
Foto: Reprodução
Siga-nos no google-news

Prospecção de risco

A indicação de Caio Mário Paes de Andrade para a presidência da Petrobras, pelo presidente Jair Bolsonaro, travou em dois itens. A Coluna apurou com fontes da direção e do Palácio que ele não cumpriu dois requisitos da lista: não tem experiência anterior de gestão, conforme manda a Lei das Estatais (13.303), e há um constrangimento ainda a ser resolvido. Uma pesquisa da diligência interna constatou que ele não concluiu uma pós-graduação no exterior, conforme está no currículo – o caso já é comparado ao de Decotelli no Ministério da Educação. A assessoria da petroleira foi questionada e não respondeu até o fechamento da Coluna.

Edital relâmpago

Os professores e alunos da Universidade Federal do Amapá foram surpreendidos no dia 10 de Junho com o edital da consulta prévia para escolha do reitor e vice-reitor, com prazo de apenas uma semana para campanha, debates e apresentação de propostas. Por regra, o edital deveria ter sido divulgado pela Comissão de Consulta Prévia cinco meses antes da expiração dos atuais mandatos – dia 22 de setembro; ou seja, desde 22 de abril. E o prazo normal para campanha eleitoral é de um mês. Há suspeitas de ingerência política-ideológica.

Izânio Façanha.

Chamado internacional

As principais ONGs internacionais que atuam na Amazônia preparam grande campanha nas redes sociais para alertar o mundo: Garimpeiros, grileiros, madeireiros, desmatamento para pecuária – em terras particulares e da União, somados à violência com a ausência de forças policiais. Amazonas, Rondônia, Acre e Pará, só para citar estes Estados, estão abandonados. Desde ano passado o Conselho da Amazônia, comandado pelo vice-presidente Mourão, não se reúne.

Mayday dos pilotos

Comandantes e pilotos das companhias aéreas do Brasil estão receosos com lobby das empresas no Congresso Nacional pela aprovação de uma lei que permite terceirização e contratação de mais estrangeiros. O mercado está mais aberto à contratação de latinos no Brasil, para um exemplo. Com os aportes de capital estrangeiro nas companhias, as acionistas estão empregando mais compatriotas.

Vaivém das poltronas

A turma de Brasília se apega a um mandato. Cinco ex-governadores confirmam candidaturas à Câmara dos Deputados pelo Distrito Federal: Rodrigo Rollemberg (PSB), Maria Abadia (UB), Rogério Rosso (PP), Agnelo Queiroz (PT), Cristovam Buarque (Cidadania). E dois ex-vices também entrarão no páreo: Renato Santana (PP) e Tadeu Filipelli (MDB, para distrital).

Turma do volante

A alta do diesel nas bombas e a estagnação do preço do frete já tiveram efeito paralelo na praça (e nas pistas). Cresceu significativamente a procura de caminhoneiros por crédito imediato – a antecipação de recebíveis, em especial. Quem constata é a Repom, da Edenred Brasil especializada em soluções de gestão e pagamento de despesas para o mercado de transporte rodoviário de carga. Houve incremento de 251% na negociação de contratos, entre abril de 2021 para o mesmo mês deste ano.

A Coluna errou

A nota “Kalil a mil (no ar)” foi publicada ontem com dois erros. O nome certo é Alexandre, e não Roberto Kalil. E ele se desincompatibilizou do cargo de prefeito de BH para viajar em campanha para o Governo de Minas.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias ClicSC.
Política

Morre Paulo Konder Bornhausen, ex-político de SC e empresário

Paulo iniciou sua carreira política como deputado estadual em 1954

Política

Lei que amplia a isenção de IPTU para pessoas com doenças crônicas é sancionada em Itapema

O Projeto de Lei nº 134/2024 foi aprovado pela Câmara de Vereadores nesta semana

Política

Ministro Alexandre de Moraes revela planos de atentado contra sua vida

Ministro fez revelações chocantes sobre os planos dos golpistas de 8 de janeiro

Política

Bancada do Vale do Itajaí destina R$ 18 milhões para auxiliar cidades impactadas pelas enchentes

A verba pode ser destinados tanto para ações de combate às cheias como para outras áreas, como saúde, educação e infraestrutura

Mais notícias