keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Instituto do Meio Ambiente de SC concede licença ambiental para cultivo comercial da macroalga em Florianópolis

Parque Aquícola Florianópolis 05 compreende 106 áreas aquícolas e 104 cessionários (produtores)

X

O Governo do Estado de Santa Catarina, por meio do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), concedeu, nesta semana, a renovação da Licença Ambiental de Operação (LAO) para o Parque Aquícola Florianópolis 05, localizado na Baía Sul.

De acordo com a legislação federal, um parque aquícola é um espaço físico delimitado em meio aquático, que compreende um conjunto de áreas aquícolas afins, em cujos espaços físicos intermediários podem ser desenvolvidas outras atividades compatíveis com a prática da aquicultura. Os parques aquícolas são divididos em diversas áreas aquícolas (fazendas marinhas) que são ocupadas por produtores de ostras, vieiras e mexilhões.

“A nova LAO, além da atividade de malacocultura, que corresponde à produção de moluscos como as ostras e mexilhões, agora também permite a produção comercial da macroalga Kappaphycus alvarezzi, explica o oceanógrafo do IMA, Volney Junior Borges de Bitencourt.

O Parque Aquícola Florianópolis 05 compreende 106 áreas aquícolas e 104 cessionários (produtores), sendo o segundo parque aquícola de Santa Catarina. Do total, sete áreas aquícolas já sinalizaram que vão iniciar os cultivos da macroalga Kappaphycus alvarezzi.

O interesse pela produção desta macroalga deve-se principalmente ao fato de ser fonte da carragenana, utilizada como espessante, substância que aumenta a viscosidade de um líquido, em diversos setores econômicos (indústrias alimentícias e farmacêuticas, por exemplo).

Além de propiciar uma oportunidade de aumentar a renda do produtor, o cultivo da Kappaphycus alvarezzi também possui o potencial de melhorar a qualidade da água por captar nutrientes em excesso da água, atenuando a floração de algas nocivas, fenômeno popularmente conhecido como “maré vermelha”.

A licença possui validade por quatro anos, período em que tanto os produtores quanto o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) deverão realizar o monitoramento ambiental, por meio dos programas ambientais. Anualmente, deverá ser encaminhado ao IMA um relatório do devido cumprimento das condicionantes da LAO.

Cidades

Florianópolis terá a maior tela de LED da América Latina; Inauguração é em outubro

Megatela de 350m2 de LED ficará no rooftop de um prédio na avenida Beira-Mar Continental a 50m de altura

Cidades

Vokkan lança manifesto para apresentar o posicionamento do VivaPark Porto Belo, primeiro bairro parque do Brasil

Localizado em Porto Belo, no litoral catarinense, o primeiro bairro parque do país tem a proposta de trazer novas experiências e sensações para seus moradores.

Cidades

Projeto que cria emendas impositivas no orçamento de Itapema é aprovado

Projeto que cria as emendas impositivas em Itapema passou por primeira votação no final de agosto,

Cidades

Primeira parte do alargamento da praia de BC fica pronto nesta sexta-feira

Retirada da tubulação do trecho sul e a liberação desta parte da praia para a população, está prevista para ocorrer em cerca de 10 dias

Cidades

Prefeitura de Balneário Camboriú instala dois parques adaptados na cidade

A Prefeitura de Balneário Camboriú, através de uma parceria entre as secretarias da Educação e Desenvolvimento e Inclusão Social, adquiriu dois parques adaptados, que estão sendo instalados no Centro da cidade. Os parques, que têm […]

Mais notícias

economia

Gasolina mais barata do Brasil: Procon faz posto vender combustível a preço de custo em SC

Procon vai penalizar outros postos e obrigar estabelecimentos a vender gasolina por 24 horas a preço de custo

Geral

Defesa Civil emite alerta de temporais e descargas elétricas neste sábado em Santa Catarina

A tempestade surge da combinação de umidade e temperaturas elevadas