O Instituto Playing For Change fez sua estreia internacional no Impact Awards 2025, evento promovido pela Playing For Change Foundation, realizado no dia 15 de março, em Miami, nos Estados Unidos. A cerimônia reuniu artistas, influenciadores e organizações do mundo todo para celebrar a música como uma ferramenta de transformação social.
Durante o evento, os alunos do Instituto emocionaram o público com uma apresentação inspirada na música Baianá, dos Barbatuques. A performance trouxe ao palco elementos da cultura brasileira, combinando dança, capoeira e percussão corporal, refletindo a energia e o talento dos jovens artistas, que encontram na arte uma forma de expressão e um caminho para novas oportunidades.
Além das apresentações, a noite também foi marcada pela homenagem à cantora Anitta, reconhecida por seu apoio ao Instituto em Cajuru, Curitiba. A artista tem sido uma aliada na ampliação do acesso à educação musical para jovens em situação de vulnerabilidade, reforçando a importância da cultura na construção de um futuro mais promissor. “Foi uma experiência especial estar com os estudantes do Instituto Playing For Change Brasil em Curitiba, eu espero que esse prêmio sirva como lembrete de que quando investimos em nossa juventude nós investimos em um futuro mais brilhante e inclusivo”, afirmou a cantora.
A performance que trouxe ao palco elementos da cultura brasileira (Foto: World Red Eye)
A participação dos alunos no Impact Awards só foi possível graças a uma mobilização coletiva. Para viabilizar a viagem, os próprios estudantes organizaram uma campanha de arrecadação de fundos, contando com o apoio da comunidade. “Estar nesse evento foi um marco na vida dessas crianças, que se dedicaram intensamente para chegar até aqui”, destacou Virginia Martins, diretora do Instituto.
O trabalho do Instituto Playing For Change vai além da educação musical. Em 2024, durante as enchentes no Rio Grande do Sul, que deixaram mais de 600 mil pessoas desalojadas e causaram 183 mortes, professores e funcionários do Instituto se uniram aos esforços de ajuda humanitária. A mobilização resultou na arrecadação de milhões de reais em suprimentos essenciais e no envio de 60 aeronaves para resgatar vítimas e levar assistência às áreas mais atingidas. Agora, o Instituto está envolvido em iniciativas para reconstrução, incluindo a construção de moradias para famílias que perderam tudo.
O Impact Awards 2025 foi mais do que uma celebração da música, foi uma demonstração do papel transformador da arte na sociedade. A participação do Instituto Playing For Change reforça como a cultura pode inspirar, unir e criar oportunidades para aqueles que mais precisam.
Sobre o Instituto Playing for Change
Criado em 2015 e com sede no bairro Cajuru, em Curitiba – PR, o Instituto Playing for Change é um projeto social que atende crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos, que trabalha a socialização e oferece aulas de artes e inglês durante o período do contraturno escolar. No decorrer do seu período de atuação, o projeto promoveu aulas de musicalização, percussão, dança, canto, educação ambiental, maracatu, teatro, teatro musical, violão, violino, inglês e iniciação ao mercado de trabalho.
Fonte: Clicsc
Tags:
Sobre o autor:
Davi Paes e Lima
Davi Paes e Lima é jornalista profissional (2874 - SC) desde 2006. É especialista em Comunicação Empresarial e atua na área de Assessoria de Comunicação há 20 anos, desde 2003 - além de ter passagens por veículos especializados. Desde 2020 está à frente da Paes e Lima Comunicação, agência boutique com base em Florianópolis. No associativismo é diretor de eventos da Associação Catarinense de Imprensa (2023/2026). Colabora com notícias corporativas para o portal ClicSC desde 2022.
Evento que antecede inauguração da primeira unidade da rede na cidade catarinense contará com atividades gratuitas e muita diversão para toda a família
Natural de Xaxim, Faé, radicado na capital paulista há 15 anos, vem consolidando seu nome no meio artístico e cultural; evento reúne 6 dos nomes que têm suas carreiras geridas pelo catarinense
O superclub catarinense comandado pelo empresário, DJ e produtor, um dos nomes mais influentes da música eletrônica brasileira, será o cenário da festa neste sábado (15)
Loja liderada pela confeiteira Júlia Cherem, no centro de Florianópolis, inova nos sabores com ovos de colher de pistache com frutas vermelhas e de cookies com nutella e chocolate belga
O Bella Fashion Tour, organizado pela Bella Hub de Talentos, realiza edição inédita em Rivera, no Uruguai, na fronteira com Santana do Livramento (RS); inscrições limitadas estão abertas para jovens artistas de cidades gaúchas vizinhas à região fronteiriça