keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Intenção de investir na indústria de SC cresceu 35% em abril

O número representa uma alta de 35,1% em relação aos 53,2 pontos registrados em março

X
Fiesc Adjori crédito Julio Cavalheiro Secom

A intenção de investir na indústria de Santa Catarina marcou 71,9 pontos em abril, segundo dados da Federação das Indústrias de SC (Fiesc) divulgados nesta quarta-feira (5). O número representa uma alta de 35,1% em relação aos 53,2 pontos registrados em março. A escala vai de 0 a 100. 

Apesar do aumento, o índice estadual em abril (71,9) ainda está atrás do que foi apurado em janeiro (72) e fevereiro (73), mas mostra uma recuperação após o período mais crítico da pandemia em 2021, quando houve fechamento de atividades em algumas regiões do Estado e restrições de circulação. 

A intenção de investir em Santa Catarina permanece acima da média nacional. Em abril, o indicador marcou 55,7 pontos no país, resultado de estabilidade na comparação com os 55,8 pontos de março. No Estado, a intenção é 29% maior. 

Outro dado que está à frente da média nacional é a confiança do empresário da indústria, com 57,2 pontos em Santa Catarina em abril, contra 53,7 pontos no país. 

Expectativas de mercado

Também nesta quarta, a Fiesc divulgou balanço de expectativas de mercado. O boletim destaca que o mercado subiu para 3,14% a previsão de crescimento do PIB nacional em 2021, o que demonstra sinais de recuperação da atividade econômica. O documento é elaborado com base no relatório Focus, do Banco Central.

Em relação à inflação, o mercado voltou a revisar para cima o índice IPCA, cuja mediana fecha o ano em 5,04%. A expectativa é de que 2022 encerre com inflação de 3,61%. Já a previsão para a taxa básica de juros manteve-se no patamar da semana passada, em 5,5% ao ano. De acordo com as expectativas do mercado, em 2022 a Selic deve chegar a 6,25%. 

Fonte: Clicsc

Geral

Família faz piquenique fora do carro durante congestionamento na BR-101

Para driblar a fome, uma família que viaja no congestionamento montou um piquenique ali mesmo, na rodovia

Geral

Vídeo: Policiais resgatam três cavalos atolados até o pescoço em Florianópolis

Os cavalos estavam localizados próximos a um córrego, na rua Itapiranga

Geral

Árvore cai e bloqueia trecho da BR-101

Uma árvore caiu devida às chuvas deste sábado (19) e bloqueou um trecho da BR-101, na altura do km 234, em Palhoça. O incidente aconteceu durante à noite e ninguém ficou ferido. Equipes da Arteris […]

Geral

Árvore cai em cima de casa de idosa durante chuvas em São José

Em 24 horas, chovem 108mm na cidade de São José, na Grande Florianópolis (a região foi a mais atingida pela chuva que caiu em Santa Catarina neste sábado, dia 19). Em São José, foram registradas […]

Geral

Fortes chuvas deixam 11 pessoas desabrigadas em Florianópolis

Segundo a Defesa Civil municipal, não houve feridos

Mais notícias

Segurança

Com fuzil, deputada de Goiás sobe em helicóptero e dispara: “Eu vou te pegar, Lázaro”

A publicação, que somava cerca de 60 mil visualizações no fechamento desta matéria, gerou críticas dos seguidores da deputada no Instagram

Geral

Família faz piquenique fora do carro durante congestionamento na BR-101

Para driblar a fome, uma família que viaja no congestionamento montou um piquenique ali mesmo, na rodovia