Santa Catarina pode se tornar o primeiro estado brasileiro a ter um recife artificial com fins turísticos, conforme colunista Dagmara Spautz para a NSC Total. Um investidor de Dubai apresentou a proposta à prefeitura de Balneário Piçarras, que agora está em fase de viabilização do projeto em parceria público-privada. O objetivo é estimular o turismo náutico e o mergulho de observação na região.
O local mais propício para a construção do recife já foi definido, em uma área com baixa ondulação e ampla claridade, distante da foz do Rio Piçarras.
O deputado Ivan Naatz (PL) solicitou à Marinha do Brasil o naufrágio de uma embarcação na orla da cidade para servir como base para o recife artificial, que poderá ser construído com equipamentos militares em desuso vendidos pelo programa federal de estímulo aos recifes artificiais de 2020.
Com essa iniciativa, Balneário Piçarras pode atrair ainda mais turistas e se tornar uma referência em turismo náutico e de mergulho no país, além de promover a preservação da fauna e flora marinha da região.