keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

Paciente de 7 anos vence morte súbita e passa por cirurgia rara

Israel Martins Lourenço, de 7 anos, residente em Palhoça, teve uma vitória rara sobre a morte súbita.

X
Siga-nos no google-news

Israel Martins Lourenço, de 7 anos, residente em Palhoça, teve uma vitória rara sobre a morte súbita.

Em 14 de março, ele sofreu um evento de morte súbita abortada por arritmia grave enquanto estava na escola. Seu professor de Educação Física iniciou a massagem cardíaca, e um segurança realizou respiração boca a boca, o que salvou sua vida.

Fonte: Divulgação

Depois de passar por exames, ele foi diagnosticado com a Síndrome do QT Longo, uma doença cardíaca rara. No dia 26 de abril, ele passou por uma cirurgia no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, para a colocação de um cardiodesfibrilador implantável, adquirido pela Secretaria de Estado da Saúde ao custo de R$ 90 mil, após determinação do governador Jorginho Mello e da secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

Foi a primeira vez que a doença rara de Israel foi diagnosticada em um paciente em 30 anos de registros médicos no hospital. A mãe de Israel, Débora Martins Lourenço, expressou sua gratidão por Deus dar aos médicos a sabedoria para encontrar uma solução e dar ao seu filho uma nova chance. Agora, Israel se recuperou bem e poderá voltar a viver uma vida normal de criança.

A Síndrome do QT Longo, explica a cardiologista, é um problema complexo dentro do coração, diagnosticado com exame de eletrocardiograma. “O nome da síndrome vem do fato de que podemos ver o intervalo QT do eletrocardiograma alargado. Quanto mais alargado, pior as consequências. Nos preocupamos tanto com a Síndrome do QT Longo em crianças porque é uma síndrome muito relacionada à morte súbita. Existem outros tipos de manifestações da doença, como palpitações, convulsões e a síncope, que é o desmaio”, descreve.

O aparelho

Gustavo Galli Reis, cardiologista e supervisor técnico na região Sul do país, realizou a cirurgia de implantação do cardiodesfibrilador implantável (CDI) em Israel Martins Lourenço.

O aparelho é capaz de reverter arritmias graves que podem levar à parada cardíaca. O CDI é composto por um gerador de pulsos e eletrodos que monitoram o coração 24 horas por dia e emitem impulsos elétricos em caso de parada cardíaca.

O aparelho implantado em Israel é uma tecnologia nova, que não precisa ser inserida dentro do coração ou das veias. Em vez disso, é implantado por fora na caixa torácica, oferecendo proteção ao paciente.

Como Israel é muito jovem, o uso do material fornecido pelo SUS exigiria várias substituições ao longo de sua vida, o que não será necessário com o aparelho adquirido pelo Estado. Ele precisará fazer acompanhamento a cada seis meses e trocar o aparelho após seis anos.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Karoline
Karoline Moura
Karoline Moura é formada em Design pela PUC PR, Social Media e Copywriting de ecoturismo, atua tanto em empresas de viagens e turismo, como editora no portal ClicSC.
Saúde

Dia Mundial da Asma: como climatizadores evaporativos aliviam os sintomas

Especialistas destacam os benefícios dos climatizadores no controle da qualidade do ar e no alívio dos sintomas respiratórios

Saúde

Médica catarinense é pioneira no mundo no uso de células-tronco para tratar calvície e doenças capilares

Com abordagem inovadora, tratamento oferece resultados naturais e seguros em casos de alopecia e outras condições do couro cabeludo

Saúde

Após dois mandatos na ACM, Ademar Paes Junior é candidato à presidência da Unimed Grande Florianópolis

As eleições na entidade serão realizadas no dia 25 deste mês por sistema remoto e vão mobilizar 1,9 mil médicos que atuam na região; “tecnologia será aliada na nossa gestão”, aponta

Grande Florianópolis, Saúde

Inovação na saúde: médicos catarinenses trazem solução definitiva para o suor excessivo

Grupo CirTor traz a Santa Catarina o procedimento não cirúrgico mais avançado no mundo 

Saúde

Unidade Básica de Saúde Morretes II realiza mutirão de vacinação neste sábado

Ação ocorre das 8h às 16h45 na unidade, localizada na Rua 406 H1

Mais notícias

Eventos

Urbano participa da 39ª edição da maior feira supermercadista do mundo

A Urbano Alimentos participa da 39ª edição da APAS SHOW 2024, o maior evento do setor de alimentos e bebidas das Américas

colunas-e-blogs

Descontos indevidos na aposentadoria: o que fazer?

saiba como identificar e interromper descontos não autorizados e buscar a devolução dos valores.