keyboard_backspace

Página Inicial

coronavirus

Itajaí formaliza tratativas para compra de outras duas vacinas contra Covid-19

Administração fez contato com farmacêuticas e aderiu ao consórcio público da Frente Nacional de Prefeitos

X

O Município de Itajaí intensificou, nesta semana, as tratativas para aquisição de vacinas contra a Covid-19. Além do contato com a farmacêutica Pfizer Brasil, agora um ofício de intenção de compra foi enviado à Astrazeneca (Vacina Oxford) e à russa TMT Globalpharm LTD. (Vacina Sputnik V). A Administração Municipal também aderiu ao consórcio público da Frente Nacional de Prefeitos que busca viabilizar a compra dos imunizantes pelas prefeituras. O objetivo é adquirir 400 mil doses para proteger a população itajaiense.

“Sabemos que hoje a prioridade de compra das vacinas tem sido dada ao Governo Federal, mas após a autorização do STF formalizamos o nosso interesse para adquiri-las pelo município, se possível. Não temos medido esforços para proteger a população e vamos continuar adotando todas as medidas necessárias. Com a vacina, reforçamos nosso cuidado com os itajaienses e garantimos uma retomada segura das atividades e da economia”, afirma o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

A vacina Oxford/AstraZeneca já foi aprovada para uso emergencial no país. Segundo estudos recentes, o imunizante reduz em 67% a transmissão do novo coronavírus e tem 76% de eficácia entre o 22º e o 90º dia após a aplicação da primeira dose. A eficácia aumentaria para 82,4% depois da segunda dose, com intervalo de três meses entre as aplicações.

Já a vacina russa Sputnik V, produzida pela The Gamaleya Center, ainda não foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso no país. Este imunizante é aplicado em duas doses e, conforme estudos publicados, teria eficácia de 91,6%.

Frente Nacional busca aquisição de vacinas

A adesão ao consórcio público da Frente Nacional de Prefeitos, que deve ser instituído em março, também busca a aquisição de vacinas para a população. A ideia do consórcio é que as prefeituras possam comprar os imunizantes caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, não seja capaz de suprir toda a demanda.

Neste caso, os recursos para compra de vacinas poderão ser disponibilizados de três formas: por meio dos municípios consorciados, de aporte de recursos federais e de eventuais doações nacionais e internacionais. 

Fonte: Clicsc

coronavirus

Covid-19: “Tenho medo de pegar isso e morrer”, disse Paulo Gustavo há um ano

Boletim médico divulgado nesta quinta-feira diz que o ator segue em estado grave

coronavirus

Procon de SC notifica planos de saúde e laboratórios para autorização imediata dos testes de Covid-19

Os planos de saúde também são obrigados a cobrir os testes sorológicos, ou seja, aqueles que detectam a presença de anticorpos produzidos pelo organismo após exposição ao vírus.

coronavirus

34% dos pacientes que tiveram Covid-19 apresentam distúrbio neurológico ou psiquiátrico

Mais de 200 mil prontuários médicos foram avaliados na pesquisa publicada na revista científica The Lancet Psychiatry

coronavirus

Mais de 20 mil pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 em BC

Os idosos acamados devem solicitar agendamento para que a imunização seja feita em domicílio, por meio das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), através do telefone (47) 3267-7049

coronavirus

Mais de 45 mil pessoas não tomaram a segunda dose da vacina no intervalo recomendado em SC

É fundamental que as pessoas que já receberam a primeira dose estejam atentas a data agendada para o recebimento da segunda dose.

Mais notícias

Utilidade Pública

Procon de São José atende com agendamento prévio

A medida é necessária para evitar aglomeração de pessoas, sendo que o atendimento deve ser marcado pelo Whatsapp (48) 98477-7790

Geral

Veja o vídeo: Ovelha esquentadinha destrói drone que tentava pastorear rebanho

Uma ovelha um tanto esquentada e valentona acabou com o expediente de um drone pastor em uma fazenda do País de Gales, Reino Unido. O fazendeiro David Ian Jones usava o aparelho voador para pastorear […]

Cidades

Polícia Investiga frigorífico que usava carne vencida em embutidos na Grande Florianópolis

A Polícia Civil de Biguaçu, na Grande Florianópolis, abriu inquérito para investigar um frigorífico que utilizava carnes vencidas em alimentos processados. O estabelecimento foi fiscalizado e autuado pela Vigilância Sanitária da cidade em uma ação […]