keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Itajaí teve 81 voluntários que fizeram uso da ozonioterapia para tratar Covid-19

O tratamento consiste na aplicação de uma mistura dos gases oxigênio e ozônio no organismo

X
Siga-nos no google-news

Depois de ganhar destaque nacional em agosto de 2020, após anunciar o uso da ozonioterapia como tratamento para Covid-19, o município contabilizou até o momento 81 pessoas que aderiram ao tratamento, que gerou grande polêmica no país. Dessas, 59 finalizaram o procedimento.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Itajaí, o tratamento é ofertado no município para quem desejar. O paciente que tenha tido um resultado positivo para Covid-19 que quiser aderir é encaminhado para começar o protocolo. A aplicação retal é feita de forma experimental, e é realizada pela Aboz (Associação Brasileira de Ozonioterapia). De acordo com a secretaria de Saúde, os resultados devem sair nos próximos meses e tem autorização do CFM (Conselho Federal de Medicina) para o uso de forma experimental.

Outras cidades brasileiras, como o Rio de Janeiro (RJ), Cascavel (PR) e Governador Valadares (MG), também fazem o uso experimental de ozônio para combate à Covid-19. Atualmente, a ozonioterapia é considerada pelo Ministério da Saúde um tratamento complementar. Ainda não foi comprovada a eficácia contra a infecção pelo coronavírus.

O tratamento consiste na aplicação de uma mistura dos gases oxigênio e ozônio no organismo. Essa aplicação pode ser por diversas vias: endovenosa, intra-articular, local, intrervertebral, intraforaminal, intradiscal, epidural, intramuscular, intravesical e retal – essa última, utilizada nos pacientes de Itajaí.

Com 13.890 casos de Covid-19 e 279 mortes pela doença no município, a prefeitura de Itajaí aposta nos preparativos para a vacinação, assim que um imunizante estiver disponível. De acordo com a Prefeitura, 300 mil agulhas e seringas já foram adquiridas para a campanha de vacinação. A prescrição de ivermectina aos moradores, no Centreventos e nas unidades de saúde, também continua. O Hospital Marieta Konder Bornhausen ainda possui 70 leitos para Covid-19, que atendem a cidade e a região.

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Geral

Semana Santa: Saiba o que fazer e onde comer no feriadão de Páscoa em Florianópolis

Menus especiais de frutos do mar, ovos de Páscoa, brincadeiras infantis, shows musicais. De Norte ao Sul da Ilha, confira algumas opções de programação para toda família

Geral

Veja sobre o Submarino Tonelero será lançado ao mar hoje

Após o lançamento ao mar, a embarcação passará por uma série de testes para avaliação de seus sistemas de combate, navegação e estabilidade em alto mar

Geral

Moradores de Barra Velha vão receber sardinha de graça na véspera de Sexta-feira Santa

Serão distribuídas gratuitamente 5 toneladas de sardinha congelada

Geral

Sucuri de sete metros que foi gravada com holandês é encontrada morta

A serpente foi localizada com seu corpo significativamente inchado; ela era protagonista de diversos documentários