keyboard_backspace

Página Inicial

Sem categoria

Itapema comemora temporada sem falta de água  

Concessionária diz que a ampliação nos sistemas e melhorias na rede colocam a cidade como uma das mais bem preparadas do Brasil para receber a demanda do verão

Destino certo de milhares de veranistas, Itapema recebeu neste início de ano 35% a mais de turistas em relação ao período anterior e se sobressai como uma das mais bem preparadas para receber toda essa demanda. Especialmente no quesito abastecimento de água. Se o problema da falta de provimento foi notícia em vários municípios do Estado e do Brasil, na cidade já é um assunto fora de pauta.

A distribuição de água em Itapema foi capaz de atender com qualidade toda a população local e  visitante. E mesmo com o alto volume de chuvas em janeiro – o que poderia comprometer a excelência dos serviços -,  a Conasa Águas de Itapema manteve o funcionamento adequado dos sistemas de abastecimento de água e  de tratamento do esgoto.

Para chegar a esses resultados de excelência, a companhia realizou investimentos de peso. Até agora foram R$ 14 milhões aplicados nos sistemas, que receberam ampliações e várias melhorias. Além da infraestrutura construída durante estes mais de 13 anos de operação da Conasa, um comprometimento que garante suprimento de água de qualidade a 100% do município e coleta e tratamento de esgoto a quase 80% da população.

 

Um dos destaques de todo esse investimento foi a duplicação da capacidade de reservação de litros de água, em obra entregue no final do ano passado. Com isso, a Estação de Tratamento em Morretes, passou dos então 4 milhões para os atuais 8 milhões de litros, aumentando  a capacidade de produção de água tratada de 300 litros por segundo para 400 litros por segundo.

Com esse investimento, a produção de água tratada no município aumentou em 17,45% e a reservação em mais de 44%. Hoje, a capacidade de produção total da cidade em todas as quatro Estações de Tratamento de Água em operação é de quase 50 milhões de litros ao dia e a reservação de água tratada é superior a 9 milhões de litros.

Outro diferencial para Itapema foi a construção, nessa década, das duas lagoas de reservação de água bruta, com capacidade de armazenagem de 290 milhões de litros. A iniciativa foi tomada como medida de prevenção para períodos de estiagem em que a captação da água direta em corpo hídrico fica comprometida pela falta de chuvas.

Tratamento de esgoto

Durante 2017 foram finalizadas a implantação de mais de 19 quilômetros de redes coletoras de esgoto e a operação de mais elevatórias, ampliando o avanço do sistema de tratamento do efluente no município. A Estação de Tratamento do Esgoto em Morretes  recebeu várias melhorias no último ano, mantendo-se preparada para o atendimento gerado pela alta demanda de turistas nessa temporada de verão.

Todo esse empenho e trabalho responsável revertem em evidentes benefícios para a comunidade, mas também deram à Companhia o honroso Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento em 2017 – instituído pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental -,  como uma das melhores empresas em gestão de saneamento ambiental no país. A honraria é reconhecida como a mais importante do setor em toda a América Latina.

Mais notícias

Geral

Menino quebra protocolo para ganhar solidéu do Papa Francisco no Vaticano

Um menino roubou a cena nesta quarta-feira (20) ao quebrar o protocolo e ir falar com o papa Francisco durante sua audiência geral no Vaticano. O garoto de cerca de 10 anos aproximou-se do pontífice […]