keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Jararaca é capturada em casa de Itapema

Com a chegada do verão, a exposição de animais peçonhentos aumenta e consequentemente o risco de acidentes com humanos tende a se tornar mais intenso

X

No último domingo (27), o Grupo de Operações e Resgate – GOR, foi acionado pela Polícia Militar para capturar uma cobra em uma residência em Itapema, no bairro Alto São Bento.

No local, a equipe constatou que se tratava de uma Jararaca (Bothrops jararaca), a equipe fez o recolhimento do animal e posteriormente fez a soltura em seu habitat natural.

Com a chegada do verão, a exposição de animais peçonhentos aumenta e consequentemente o risco de acidentes com humanos tende a se tornar mais intenso. Uma das espécies mais encontradas nessa época são as cobras, instigadas a sair de suas tocas devido ao calor, tornando-se mais vulneráveis.

Entre as espécies de cobras mais capturadas na região destacam-se a jararaca, coral, caninana e cipó. Ao se deparar com um animal dessa espécie é preciso manter a calma e, se estiver em área de risco, procurar pessoal especializado, não se aproxime, desvie do caminho da cobra, afaste animais de estimação da área e oriente as crianças sobre os perigos.

É importante destacar que matar cobras é crime ambiental conforme prevê o Art.29 da Lei 9.605/98, e a recomendação é chamar pessoal especializado.

Os répteis, assim como os peixes e os anfíbios, são animais pecilotérmicos, ou seja, a temperatura do corpo varia de acordo com a temperatura do ambiente. Logo, as ocorrências de acidentes com animais ofídicos são maiores no verão, pois no inverno as serpentes se isolam dentro de cupinzeiros e tocas. Elas não gostam de frio e ficam em buracos, sem se alimentarem por muito tempo, diminuindo o metabolismo. Por isso, quando esquenta estes animais estão mais ativos em todos os sentidos.

Cidades

Vídeo: Prefeita Nilza Simas está otimista com retomada da economia a partir da vacinação contra o coronavírus

A prefeita de Itapema, Nilza Simas, retornou de Brasília, no final da tarde de quinta-feira (21) onde esteve tratando de projetos e benefícios para o município. Ela está otimista com a chegada de novas doses […]

Cidades

Porto Belo recebe Emenda Parlamentar do deputado Ivan Naatz

Prefeito Emerson Stein agradeceu a visita e o apoio do deputado Ivan Naatz e o recurso destinado a Porto Belo

Cidades

Vídeo: Garis jogam lixo e sujam ruas de Florianópolis durante protesto

Repercutiu de forma negativa nas redes sociais o protesto dos trabalhadores da Comcap, a autarquia da prefeitura de Florianópolis responsável pela coleta de lixo e limpeza urbana. Eles estão em greve contra a proposta de […]

Cidades

Rio transborda e alaga ruas e casas em Benedito Novo no Vale do Itajaí

Situação também é complicada em Doutor Pedrinho

Cidades

Vereadores de Itapema visitam a Guarda Municipal de Balneário Camboriú

Segundo o vereador Léo Cordeiro, a troca de informações foi positiva e esclareceu dúvidas deles com relação a criação de uma Guarda Armada em Itapema

Mais notícias