keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

Joinville começa produção de mosquitos que combatem a dengue; saiba detalhes

Nos próximos dias, as larvas passarão pelo processo de ser tornarem mosquitos para serem soltos

X
Foto: Prefeitura de Joinville/ Reprodução
Siga-nos no google-news

Em um esforço pioneiro para combater a dengue, Joinville começa a produção de mosquitos Aedes aegypti portadores da bactéria Wolbachia, prometendo uma nova era no controle de doenças transmitidas por mosquitos.

Este mês marca um avanço significativo na luta contra a dengue em Joinville, com o início da produção de mosquitos Aedes aegypti que carregam a bactéria Wolbachia, conhecidos como Wolbitos. Este desenvolvimento, gerenciado pela Biofábrica do Método Wolbachia, localizada no bairro Nova Brasília, utiliza uma abordagem inovadora para neutralizar a transmissão de doenças como a dengue, chikungunya e zika vírus.

Segundo o prefeito de Joinville, esta iniciativa poderia ser descrita como o início de uma revolução na saúde pública, uma vez que os Wolbitos são parte de uma estratégia biológica que impede os mosquitos de transmitir essas doenças. A previsão é que a soltura dos primeiros mosquitos ocorra já na segunda quinzena deste mês, após os ovos recém-eclodidos passarem por todas as fases de desenvolvimento em condições controladas.

A operação na biofábrica é meticulosa e envolve várias etapas desde a eclosão dos ovos até a liberação dos mosquitos adultos. Tudo começa na sala de “Preparação”, onde os ovos são incubados e as larvas subsequentemente alimentadas até se transformarem em pupas. Estas, por sua vez, são cuidadosamente separadas por sexo e preparadas para a fase adulta na “Sala de Tubos”.

Uma das características mais notáveis do Método Wolbachia é que ele não envolve modificações genéticas nos mosquitos ou na bactéria, garantindo uma abordagem ambientalmente responsável e segura para a saúde humana. A expectativa é que, com o tempo, os mosquitos com Wolbachia se misturem com a população local de Aedes aegypti, estabelecendo uma nova geração que não pode transmitir essas doenças virais.

O projeto, que é um colaboração entre a prefeitura de Joinville e o World Mosquito Program, promete ser um modelo de intervenção sustentável e eficaz, com potencial para ser replicado em outras regiões do Brasil e do mundo. A iniciativa não só combate as doenças transmitidas por mosquitos mas também reforça a importância da inovação e cooperação científica na saúde pública.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.
Saúde

Clima seco do inverno faz com que organizações recomendem manter ambientes internos úmidos

Climatizador evaporativo desenvolvido por empresa de Barra Velha (SC) é capaz de aumentar até 100% a umidade do ambiente

Saúde

Criciúma tem projeto pioneiro para tratamento de usuários de crack em prisões

A iniciativa visa reduzir a reincidência criminosa por meio do tratamento do vício

Saúde

Itajaí receberá nova maternidade com investimento do Ministério da Saúde

No total, 36 novas maternidades serão erguidas em 21 estados brasileiros, com um investimento de R$ 4,76 bilhões

Saúde

SC está entre os três estados brasileiros com maior cobertura vacinal para HPV

A vacina é essencial na prevenção do câncer de colo do útero, um dos cânceres mais comuns entre mulheres

Saúde

Larva é encontrada em refeição servida em hospital de SC

Empresa informou que enviou uma amostra do alimento preparado na ocasião para análise laboratorial

Mais notícias

Segurança

Integrantes de facção criminosa são condenados por homicídios em Joinville

Acusados participaram de uma ação coordenada que resultou na morte de dois afiliados de facção rival.