keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Jovem come sushi, contrai doença da ‘urina preta’ e vai parar na UTI em estado grave

Jovem começou a passar mal após comer sushi e descobriu que pegou doença rara da ‘urina preta’

X

Foi após comer sushi que uma mulher passou mal e foi parar na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), em estado grave. Ela foi diagnosticada com uma síndrome rara, conhecida como ‘doença da urina preta’. O fato foi registrado em Goiás. Em março deste ano, uma mulher morreu por conta da mesma doença no Recife. 

Kelly Silva, de 27 anos, comeu o sushi em um restaurante japonês localizado na cidade de Goianésia (GO). De acordo com comunicado da Secretaria Municipal de Saúde, ela começou a se sentir mal logo após a ingestão de peixe e foi levada para o hospital. Os médicos diagnosticaram a doença rara.

A Síndrome de Haff é causada pela ingestão de peixes e crustáceos mal conservados. “É uma doença bem rara, mas ela é causada por uma toxina presente nos peixes e crustáceos. Essa toxina causa uma lesão nos músculos, chamada de rabdomiólise. Essa lesão libera a proteína mioglobina, que cai na corrente sanguínea e sobrecarga os rins”, explica a infectologista Ana Senni Rodrigues.

Os sintomas mais comuns da doença são: dores no corpo, dificuldade para andar, dormência no corpo, e alteração da cor e quantidade da urina. Os efeitos da ingestão da toxina aparecem de duas a 24 horas após a alimentação. “A toxina vai acometer principalmente o sistema muscular e com isso acarreta o comprometimento do rim. Não tem um período de incubação longo, a ação é rápida, assim como quando comemos uma carne contaminada, que a diarreia é bem imediata”, observa Ana.

A alteração da cor do xixi, que dá origem ao nome popular da enfermidade, acontece pela liberação da mioglobina. “A urina fica escura por conta da proteína chamada mioglobina que temos no músculo, ela tem tipo sangue mesmo, como componente da hemoglobina, e por isso que vai ficando escura”, acrescenta a médica.

Segurança

Operação conjunta é realizada no Caixa d’Aço em Porto Belo

Ações tinham objetivo de coibir som excessivo nas embarcações

Segurança

Menino de 2 anos é encontrado sozinho na rua em SC durante a madrugada

Moradora abrigou a criança e acionou o Conselho Tutelar

Segurança

Vídeo: Homem leva amante para vacinar, encontra esposa na fila e causa briga generalizada

Além da esposa, homem encontrou a cunhada; Foi então que a briga começou

Mais notícias