keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Jovem que usou foto de Hitler em bolo de aniversário é investigada pela PC

Foi aberto um inquérito para apurar o caso

X

Uma jovem que usou a foto do ditador nazista Adolf Hitler, em um bolo de aniversário em Pelotas (RS), é investigada pela Polícia Civil. Ela pode responder por apologia ao nazismo. As informações são do G1. Na última semana, a estudante de história da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) publicou fotos em suas redes sociais comemorando seu aniversário de 24 anos. Nelas, é possível ver um retrato de Hitler em cima do bolo.

Segundo o delegado responsável pelo caso, Márcio Steffens, foi aberto um inquérito para apurar o caso. A pena para o crime de apologia ao nazismo é de 2 a 5 anos de reclusão. A UFPel se manifestou por meio de uma nota afirmando que “está acompanhando e averiguando os fatos ocorridos recentemente com a cautela necessária, também para que não aconteçam atos injustos, devido a análises intempestivas de nossa parte”, diz a nota. A universidade diz que repudia qualquer apologia ao nazismo ou outra forma de discriminação.

Leia a nota completa

“Uma universidade precisa ser um espaço de apoio a todas as pessoas, garantindo direitos, valorizando a vida. A UFPel é contra qualquer forma de enaltecimento ao nazismo, ao fascismo e a autores de crimes contra a Humanidade. Em dias tão tristes como os que estamos vivendo, de pandemia, de afastamento e de crise de valores, precisamos cuidar de nós, cuidar das pessoas à nossa volta, assim como daqueles e daquelas que necessitam do nosso apoio.

Nesse sentido, a UFPel está acompanhando e averiguando os fatos ocorridos recentemente com a cautela necessária, também para que não aconteçam atos injustos, devido a análises intempestivas de nossa parte.

A assessoria da reitora Isabela Andrade também reitera que, concretamente, “repudiamos qualquer apologia ao nazismo ou qualquer outra forma de discriminação. Além disso, tendo em vista que o fato não ocorreu nas dependências da universidade e nem em qualquer atividade acadêmica, ao recebermos a notícia dos fatos, encaminhamos imediatamente à autoridade policial para as providências adequadas”.

Segurança

Indígena é enterrado vivo e escapa de cova rasa: ‘Falaram que eu tinha morrido’

Vítima contou que conseguiu sair da cova por conta própria, mesmo ferido por facadas

Segurança

Ação conjunta PRF e PM apreende quase R$ 1 milhão em maconha em Garuva

As duas forças de segurança localizaram e abordaram o veículo suspeito

Segurança

Ação conjunta PRF e PM apreende quase R$1 milhão em maconha em SC

As duas forças de segurança localizaram e abordaram o veículo suspeito, um Ford/Fiesta placas de Florianópolis em um hotel de Garuva

Segurança

Polícia Civil concluí investigação sobre fraudes em licitação de SC

A Polícia Civil, através da 5ª Delegacia de Polícia Especializada no Combate à Corrupção (DECOR/PCSC), concluiu uma investigação sobre fraudes em procedimentos licitatórios ocorridos em municípios do Oeste de Santa Catarina. Em abril, foi deflagrada […]

Segurança

Polícia Federal desarticula organização criminosa comandada por irmãos gêmeos que traficou 5 toneladas de cocaína em um ano

A PF apurou que a organização criminosa é comandada por núcleo familiar estabelecido nas cidades de Deodápolis (MS) e Viamão (RS)

Mais notícias

Geral

Agricultura entrega documentação para regularizar mais de 1,8 mil imóveis rurais de Abelardo Luz

Com o Programa Terra Legal, a Secretaria da Agricultura fornece o georreferenciamento necessário para que os produtores conquistem a escritura da terra