Laguna possui variadas belezas naturais, boa infraestrutura e bastante movimento, confira as praias que você pode aproveitar nesse lugar!
Laguna é uma cidade do litoral Sul de Santa Catarina, distante 110 quilômetros da capital Florianópolis. Com mais de 45 quilômetros de costa, 20 praias e sete lagoas, o município, que é muito famoso por suas riquezas históricas, é também uma preciosidade em belezas naturais.
Dependendo da praia que escolher visitar em Laguna, você encontrará diferentes paisagens. Há praias com boa infraestrutura e bastante movimento, especialmente na temporada de verão, e há também agrestes, em que se chega apenas por meio de trilha.
Todas elas são de mar aberto e por isso contém ondas: umas mais; outras menos. A água, especialmente em dias de sol, tem coloração azul esverdeada e a areia branca e fofa.
1. Praia do Mar Grosso
A Praia do Mar Grosso é a mais famosa e frequentada de Laguna. Localizada na região central do município, é a que tem melhor infraestrutura de hospedagem, bares, restaurantes, supermercados e comércios em geral.
Seus três quilômetros de extensão são acompanhados quase que integralmente por um calçadão e uma ciclovia. Estrutura ideal para boas caminhadas e pedaladas à beira-mar.
Já a sua larga faixa de areia é propícia para atividades esportivas, como futebol e frescobol, além de ter espaço garantido para as cadeiras e esteiras de quem quer tomar sol.
No lado Sul da Praia do Mar Grosso há o Molhes da Barra, uma estrutura de pedras com dois quilômetros de extensão que avança mar adentro. Você já ouviu falar sobre o fenômeno que acontece em Laguna dos botos que auxiliam os pescadores? Cerca de 16 golfinhos que vivem na Lagoa Santo Antônio dos Anjos são responsáveis por cercar cardumes para a captura dos pescadores com suas redes. O Molhes da Barra é um dos lugares onde você vai conseguir observar essa linda integração, especialmente no período da manhã.
Próximo ao quebra-mar, a formação de boas ondas torna o local um ponto de surfistas. Já no extremo Norte da praia, estão os granitos cor de rosa, uma rara formação rochosa no Brasil. Em cima deles é possível enxergar a Praia do Iró, onde quando a maré baixa o mar forma piscinas naturais, e a Praia do Gi.
2. Praia do Gravatá
Em contraste com a urbanizada Praia do Mar Grosso, a Praia do Gravatá, na zona Sul, é uma praia agreste de Laguna por onde se chega apenas por meio de trilha.
As atrações da visita ao local já começam no caminho até lá, em meio à Mata Atlântica, dunas de areia e plantas nativas, como as bromélias, cujo um dos seus gêneros se chama Gravatá. Daí o nome da praia.
Pelo trajeto é fácil encontrar butiá, especialmente no verão. A fruta comum em Laguna pode ser colhida e saboreada enquanto se caminha até a praia.
São cerca de 20 minutos de caminhada até chegar na enseada de 700 metros de extensão entre os costões de rochas que surgiram há milhões de anos. Emoldurados pelas dunas, verdes morros e rochas, o mar azul se encontra com a areia branquinha e fofa, em um cenário de intensa beleza.
A praia é um local calmo e preservado, frequentada por surfistas, pescadores e pessoas que gostam de desbravar belezas naturais. Não há qualquer tipo de infraestrutura ali. Caso queira passar o dia inteiro, considere levar água e comida. Todo o lixo deve ser, obviamente, recolhido ao final.
Como chegar
A Praia do Gravatá está a sete quilômetros do Centro de Laguna, a cerca de 30 minutos. Para chegar até ela de carro é necessário atravessar o Canal da Barra por uma balsa, que funciona 24h, e seguir pela SC-100 até chegar na Ponta da Barra. Nessa localidade, é necessário deixar o veículo estacionado e seguir a pé pela trilha.
Outra opção é deixar o carro no estacionamento no final da Praia do Mar Grosso e atravessar o canal de barco. O transporte funciona todos os dias das 6h às 0h.
3. Praia do Cardoso
A Praia do Cardoso está localizada no bairro Farol de Santa Marta, a menos de dois quilômetros de distância do maior farol das Américas. A 19 quilômetros do Centro de Laguna, essa praia tem algumas das maiores e desafiadoras ondas do país.
De julho a novembro, sedia o campeonato de Desafio de Ondas Grandes e os surfistas podem encarar ondulações que passam de três metros. É no período do inverno que o mar costuma ganhar grandes ondas. A presença e o tamanho delas varia, entre outros fatores, com o vento. Há ocasiões em que o mar está bem mais tranquilo e propício para um bom banho.
Ao redor da praia há um vilarejo de pescadores de alto mar. Por isso, logo no início da praia alguns galpões armazenam barcos pesqueiros e completam o cenário da praia. Além disso, é possível observar de perto os pescados trazidos frescos e ter uma boa conversa com esses trabalhadores das águas.
Em relação à infraestrutura, você encontrará na Praia do Cardoso restaurantes e pousadas próximas ao farol.
Como chegar
Para chegar à Praia do Cardoso também é preciso atravessar o Canal da Barra de Balsa e seguir pela SC-100 até a Estrada Geral do Farol, que antes de levar a ele passa primeiro pela praia.
4. Praia de Itapirubá Sul
Localizada na zona Norte, essa é uma praia que faz divisa entre Laguna e Imbituba. A parte Sul pertence à cidade de Anita Garibaldi e a Norte ao município vizinho.
O que divide as duas áreas é um belo morro cercado por pedras, que motivou o nome da praia. Em tupi, “ita” significa pedra e “uba” quer dizer quantidade. Por cima do morro com essa grande quantidade de pedras há bonitas trilhas para se fazer.
Toda a faixa de areia em Itapirubá tem cerca de 12 quilômetros de extensão, mais ou menos com a metade para o lado de Laguna e a outra metade em Imbituba.
O mar ali é mais tranquilo, próprio para curtir em família, especialmente com crianças. Mas em alguns pontos, as ondas mais agitadas também são boas para quem surfa.
Essa praia de Laguna é bem tranquila em relação ao agito. Com poucas casas e infraestrutura de estacionamento e restaurante, ela é ideal para quem prefere o sossego. Já entre julho e novembro há uma população que gosta de “dar as caras” por ali: as Baleias Francas.
Essa é uma das praias favoritas dos gigantescos mamíferos do mar, quando chegam em Santa Catarina para acasalar e ter seus filhotes. Laguna, inclusive, é um dos municípios que faz parte da Rota da Baleia Franca, um roteiro turístico para observação dos animais, e Itapirubá é uma das praias onde se pode observá-los por terra, sem a necessidade de estar embarcado.
Como chegar
A Praia de Itapirubá está a 22,5 quilômetros do Centro de Laguna. O principal acesso até ela é pela BR-101.
Karoline Moura é formada em Design pela PUC PR, Social Media e Copywriting de ecoturismo, atua tanto em empresas de viagens e turismo, como editora no portal ClicSC.
A obra, que faz parte do selo editorial "Série Mulheres", da Editora Leader, tem coautoria de jornalistas renomadas e prefácios de Analice Nicolau e Mariana Ferreira
Atacarejo do Grupo Pereira é o patrocinador oficial da maior festa germânica das Américas pelo terceiro ano consecutivo; confira as ativações e experiências que as marcas prepararam para o público
Antes restrito apenas a um biotipo, atualmente o mercado de modelos conta com perfis diversos, fugindo dos estereótipos padrões, para atender todos os tipos de campanhas