keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Lei dispensa licença para uso de vegetação derrubada por temporais em SC

A norma possibilita a dispensa de licença ambiental para a remoção e utilização de vegetação morta ou caída, danificada ou que coloque em risco o patrimônio ou vida, em razão de vendavais, tornados, ciclones

X
Divulgação

O governador Carlos Moisés da Silva (sem partido) sancionou na última terça-feira (21) duas leis, ambas de autoria parlamentar, relacionadas ao meio ambiente. As normas foram publicadas no Diário Oficial do Executivo, na edição de quarta-feira (22), e já estão em vigor.

A Lei 18.211/2021, fruto de um projeto de lei do deputado Coronel Mocellin (PSL), altera o Código Estadual de Meio Ambiente para autorizar, em caráter excepcional, a remoção e a utilização de vegetação afetada por fenômenos climáticos. A norma possibilita a dispensa de licença ambiental para a remoção e utilização de vegetação morta ou caída, danificada ou que coloque em risco o patrimônio ou vida, em razão de vendavais, tornados, ciclones.

A remoção não poderá ser efetuada para fins econômicos. A legislação permite também que a retirada da vegetação poderá ser feita sem licença ambiental para desobstruir ações cotidianas, devendo conter autodeclaração do proprietário do imóvel e imagens que comprovem a urgência da remoção.

Já a Lei 18.214/2021 institui o Dia Catarinense da Abelha, a ser comemorado em 20 de maio. O objetivo da data é conscientizar a sociedade sobre a importância desse inseto para a preservação do meio ambiente e para a agricultura. O autor do projeto que deu origem à lei é o deputado Padre Pedro Baldissera (PT).

Homenagem a empresário
Também foi transformada em lei a homenagem aprovada pela Assembleia Legislativa ao empresário Júlio Tedesco, morto em fevereiro deste ano. Conforme o texto da Lei 18.212/2021, o homenageado dará nome ao Centro de Eventos de Balneário Camboriú.

Júlio Tedesco foi responsável por vários empreendimentos turísticos em Balneário Camboriú, como o Parque Unipraias.

A iniciativa da homenagem partiu do deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB). As deputadas Paulinha (sem partido) e Ana Campagnolo (PSL), além do deputado Nazareno Martins (PSB), também apresentaram projetos com o mesmo propósito.

Fonte: Clicsc

Política

Vereadores e empresários de Balneário Camboriú cobram liberação do Centro de Eventos

A decisão de suspender a licitação do Centro de Eventos foi comunicada em 02 de agosto pelo TCE

Política

“Litoral catarinense está salvo”, diz Paulinha após empresas não se interessarem por exploração de petróleo

As petroleiras participantes do leilão, inclusive a Petrobrás, foram comedidas devido ao alto risco das localidades ofertadas e manifestações em frente ao hotel do evento

Política

Terceira Avenida de Itapema ganhará o nome do ex-vereador Eraldo Mafra

Familiares de Eraldo acompanharam a votação no plenário da Câmara, quando os vereadores lembraram da trajetória de vida do empresário e parlamentar

Política

CPI: médico confirma denúncias contra Prevent Senior

Walter Souza Neto diz que autonomia nas prescrições não era respeitada

Política

Câmara aprova projeto sobre retomada da propaganda partidária

Direito ao tempo no rádio e na TV depende de cláusula de desempenho

Mais notícias

Segurança

Cachorrinho é sequestrado por bandidos em Jurerê Internacional em Florianópolis

Animal foi levado pelos bandidos, que também roubaram relógio, brincos e um computador

Segurança

Adolescente que confessou ter matado pai a facadas pediu para ir ao velório

Pedido foi negado na Justiça; No documento, juiz diz, ainda, que, “ao desferir as facadas como fez, ela já se despediu do pai”