Nesta segunda-feira (29), duas cidades do Litoral Norte de Santa Catarina confirmaram casos de moneypox, a doença conhecida popularmente como varíola dos macacos.
Durante a tarde, a Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Piçarras confirmou o primeiro caso da doença e informou que existem outros quatro casos suspeitos na cidade. Logo em seguida, o órgão gestor de saúde de Navegantes também confirmou um caso da doença no município.
O paciente de Navegantes é um homem de 27 anos que procurou a rede pública de saúde após sentir os sintomas da doença. O paciente não precisou de internação hospitalar e está em cumprimento do período de isolamento domiciliar. A doença, que já afetou mais de 4 mil pessoas no Brasil, pode acarretar febre, erupções cutâneas, calafrios, inchaço e dores.
Os métodos preventivos são o uso de máscara, evitar aglomerações e ambientes fechados, higienizar as mãos frequentemente e evitar contato com lesões de pele. A doença pode ser transmitida por meio de relações sexuais, devido ao contato, portanto, é recomendado o uso de preservativos.
O secretário de Saúde de Navegantes, Pablo Sebastian Velho, tranquiliza a população sobre a situação da doença na cidade. “O caso confirmado é leve e o paciente segue em isolamento domiciliar. Destacamos a importância de observar os sintomas que configuram casos suspeitos, como aparecimentos de lesões de pele, acompanhados de febre e inchaço dos gânglios linfáticos”, explica.
Já a Secretaria de Piçarras aguarda resultado de exames que vão revelar se os demais suspeitos contraíram a doença. O paciente confirmado foi medicado e está em isolamento. Ainda não foi possível determinar se o vírus foi contraído em Balneário Piçarras ou outra localidade.