keyboard_backspace

Página Inicial

Cultura e Lazer

Livro infantil ‘Antônio e o Boi’ será lançado em 10 de junho

Obra valoriza a cultura popular caiçara e incentiva inclusão

X
Divulgação
Siga-nos no google-news

Uma das principais manifestações da cultura popular de Santa Catarina, o folguedo do Boi de mamão é tema do livro “Antônio e o Boi”, da autora Tábata Torres, que será lançado no dia 10 de junho. A obra literária tem o intuito de conectar crianças com os costumes e tradições do litoral catarinense, para incentivar, desde a infância, o conhecimento e a valorização da sua identidade. Além disso, contribui para a acessibilidade ao contemplar produções para portadores de deficiência visual e auditiva.

O lançamento acontece às 20h, em uma live no Instagram da autora (@ta.teconto). No evento, Tábata irá falar sobre o livro, seu processo como escritora e disponibilizará os canais de acesso ao conteúdo. O livro narra a história de amizade entre o menino Antônio e seu boi de estimação, que vivem em uma pequena comunidade pesqueira. “Por muito tempo procurei livros em formato de prosa para poder explicar para o meu filho pequeno o que era toda aquela encenação do folguedo do Boi de mamão”, relata Tábata. Com isso nasceu o primeiro livro publicado de sua carreira, ilustrado pelo artista Lelê Lou.

As ilustrações também foram pensadas para proporcionar a inclusão de crianças com dificuldades de baixa visão e similaridade com cores, como o daltonismo. A autora busca trazer acessibilidade para seus projetos e com “Antônio e o Boi” não foi diferente. Além de exemplares físicos, a obra conta com três versões digitais: em audiolivro, em audiolivro com audiodescrição (para descrever as imagens para pessoas com deficiência visual) e em vídeo com tradução em libras. Todos serão disponibilizados de forma gratuita.

O livro é resultado do projeto contemplado pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura de 2020, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), realizado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina. Também conta com patrocínio de Lily Empreendimentos e GK Empreendimentos.

Sobre a autora
Tábata Torres – É designer de moda de formação e possui especialização em design gráfico, além de ser capista e diagramadora. Tábata é coautora em antologias da Editora Cartola e, desde 2017, atua como diretora de cultura na Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas. É mãe, TDAH ansiosa e criativa e trabalha com acessibilidade digital nas redes sociais. Instagram literário @ta.teconto.

Sobre o ilustrador
Leandro Lougedo (Lelê Lou) – É quadrinista, ilustrador e muralista profissional. Leandro nasceu em Buenos Aires, na Argentina e formou-se na Escola de Artes Visuais de Martín A.Malharo, em Mar del Plata. Viajante por natureza, hoje vive no Brasil aperfeiçoando a sua arte. Instagram @leandrolougedo.

SERVIÇO
O que: Lançamento do livro “Antônio e o Boi”
Onde: On-line por meio do Instagram @ta.teconto (https://www.instagram.com/ta.teconto/)
Quando: 10 de junho, às 20h
Mais informações: (47) 99243-2797, com Louise Stefany, ou (47) 99782-6662, com Bárbara Benetti

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias ClicSC.
Cultura e Lazer

Memorial da Comunicação Catarinense tem projeto aprovado pelo Programa de Incentivo à Cultura

Recursos de R$ 548 mil serão captados em empresas, que poderão abater parte do ICMS devido para patrocinar esta ação cultural

Cultura e Lazer

Com shows e fogos de artifício, Alles Park inaugura nova área com sete atrativos

Parque temático de Pomerode ainda anuncia a 3ª fase de expansão

Mais notícias

Segurança

Itapema receberá nove Bombeiros Militares

Região do 13º BBM contará com 44 novos profissionais

Saúde

MPT exige que governo promova concurso para área da Saúde em SC

Caso os concursos não sejam divulgados no prazo de 30 dias, governo corre o risco de pagar até R$ 150 mil de multas