keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Mais de 45 mil MEIs podem ser excluídos do Simples Nacional por dívidas

O prazo para regularização das pendências vai até janeiro de 2025

X
Foto: Reprodução
Siga-nos no google-news

Mais de 45 mil Microempreendedores Individuais (MEIs) de Santa Catarina estão com dívidas junto à Receita Federal e podem ser excluídos do Simples Nacional, o regime tributário destinado a micro e pequenos negócios. O prazo para regularização das pendências vai até janeiro de 2025.

De acordo com a Receita Federal, cerca de 45 mil dos 782 mil MEIs ativos no estado estão inadimplentes, devido à contribuição mensal de aproximadamente R$ 70. Florianópolis lidera a lista, com 5.033 MEIs com pendências fiscais. Em seguida, estão Joinville (3.841), Blumenau (2.680), Chapecó (1.329) e Criciúma (1.124).

Os MEIs inadimplentes já receberam notificação digital da Receita Federal, com orientações sobre o pagamento das dívidas, que pode ser feito à vista ou parcelado até janeiro. Caso não regularizem suas pendências, esses empreendedores serão excluídos do Simples Nacional, o que pode dificultar o funcionamento de seus negócios.

No Brasil, as dívidas acumuladas pelos MEIs chegam a R$ 26,7 bilhões. A orientação para quem ainda não quitou os débitos é regularizar a situação o quanto antes para evitar prejuízos.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.
Economia

Pequenos negócios tem até dia 31 para renegociar dívidas no Desenrola

O programa já beneficiou 95 mil microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte

Economia

Resort de luxo em SC economiza 38% em energia após migrar para o mercado livre

O Resort Ponta dos Ganchos, na Grande Florianópolis, evitou a emissão de 50 toneladas de CO₂, equivalente à conservação de 140 árvores, ao migrar para o mercado livre

Economia

Itajaí atrai investidores e novos moradores com crescimento econômico

Cidade é destaque em Santa Catarina com PIB em alta e mercado imobiliário aquecido