keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Mais de 650 m³ de resíduos foram recolhidos pelo Ecoponto de Itajaí

Nos primeiros cinco meses de 2022 foi recolhido quase 90% do total recebido em 2021

X

Consolidado como um importante ponto de descarte de resíduos recicláveis, o Ecoponto de Itajaí completou um ano de funcionamento em maio. Neste período, a estrutura recolheu 650,16 m³ de materiais plásticos, de papel, vidro, metal e óleo de cozinha usado e registrou aumento de quase 500% em relação ao primeiro mês de atividades. Além do recolhimento de resíduos, a comunidade recebe orientações sobre a importância da reciclagem do lixo.

Nos primeiros cinco meses de 2022 foi recolhido quase 90% do total recebido em 2021. De janeiro a maio deste ano, o espaço recebeu 307,08 m³ de resíduos, enquanto nos sete meses de funcionamento anteriores foram descartados 343,08 m³ de recicláveis no local.

O Ecoponto também recebeu em um ano mais de 6 toneladas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, quase 700 quilos de pilhas e baterias, 2.523 lâmpadas fluorescentes, 316,75 quilos de tampinhas de plástico e 557 esponjas de cozinha usadas. O espaço ainda prestou apoio em mutirões de limpeza e ações educativas.

“O Ecoponto se tornou mais do que um local para destinação voluntária de resíduos, é um ponto de educação ambiental que sensibiliza diariamente a população. Os moradores de Itajaí e até mesmo de municípios vizinhos estão fazendo um ótimo proveito do espaço”, destaca Mauana Radavelli, coordenadora do programa Recicla Itajaí, responsável pelo Ecoponto.

Como funciona o Ecoponto

O Ecoponto é uma iniciativa do programa Recicla Itajaí, desenvolvido pela Ambiental em parceria com o Município de Itajaí, e funciona 24 horas, todos os dias da semana. O espaço fica em frente ao Centreventos, na avenida Ministro Victor Konder, a Beira-rio. O atendimento presencial para descarte de alguns resíduos ocorre de segunda a sábado, das 10h40 às 13h e das 14h às 19h.

O espaço recebe vidros, plásticos, metais, papéis, óleo de cozinha usado de residências, pequenos eletrodomésticos e eletroeletrônicos, esponjas de cozinha usadas, lâmpadas fluorescentes (as incandescentes podem ser descartadas como vidros), pilhas e baterias, além de tampinhas de plástico.

Novo ponto de coleta

Está em fase de implantação um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de resíduos volumosos. O PEV funcionará na Rua Érico Veríssimo, no bairro São Vicente, e receberá resíduos recicláveis, eletroeletrônicos e eletrodomésticos, resíduos da construção civil (até 1m³), volumosos, lâmpadas e pilhas. A obra tem previsão de ser concluída ainda neste ano.

Fonte: Clicsc

Segurança

Morte de bebê de cinco meses em Criciúma é investigada pela Polícia Civil

O óbito ocorreu dentro de casa na noite de sexta-feira (24)

Segurança

Marido joga esposa de carro em movimento em SC

Agressões continuam na residência da vítima

Segurança

Homem morre após acidente entre carro e moto em Blumenau

O motociclista foi identificado como Marcos Roberto Ronchi de 37 anos

Segurança

Mulher embriagada tenta agredir marido com machado após briga em SC

Homem contou que ele acionou os policiais para apaziguar a briga entre o casal

Mais notícias

Segurança

Morte de bebê de cinco meses em Criciúma é investigada pela Polícia Civil

O óbito ocorreu dentro de casa na noite de sexta-feira (24)

Geral

Familiares se despedem do jornalista Dom Phillips em Niterói

Família disse que seguirá atenta aos desdobramentos das investigações