keyboard_backspace

Página Inicial

Sem categoria

Mais de cinco mil pessoas passaram no Cemitério da Barra em Balneário Camboriú

Durante todo o dia aconteceram celebrações religiosas pela manhã e tarde, com toda infraestrutura disponibilizada pelo Município

Mais de cinco mil pessoas passaram pelo Cemitério Municipal da Barra nesta sexta-feira (02), Dia dos Finados, para homenagear seus entes queridos e puderam perceber as melhorias no local. Durante todo o dia aconteceram celebrações religiosas pela manhã e tarde, com toda infraestrutura disponibilizada pelo Município, como tendas, mesas, cadeiras, som e banheiros químicos. Este ano, a Administração Municipal também ampliou o horário de visitação no Dia dos Finados até as 19h.

Melhorias no Cemitério

Após a contratação de uma empresa terceirizada pelo Município, o cemitério recebe manutenções e limpezas constantes. Essa semana a equipe do Programa de Combate ao Aedes Aegypti da Secretaria de Saúde, também esteve no cemitério para orientar a população com relação aos cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito no espaço.

Para conter alagamentos no anexo 2 do cemitério, foi feito uma obra de drenagem no local. O serviço foi feito em parceria com a empresa responsável pela limpeza, manutenção, sepultamentos e exumações do cemitério. A Administração Municipal deu todo o material e a empresa terceirizada entrou com a mão de obra, já que o serviço melhoraria também o trabalho de manutenção executada pela empresa.

Ossuário e exumação

Além da manutenção, a empresa é responsável pela exumação e sepultamento dos corpos. O Cemitério da Barra possui um ossuário e nos próximos dias o Município deve lançar uma licitação para a construção de mais um módulo.

“Nesta semana foram colocadas as placas de identificação no ossuário. Já estão neste módulo, os restos mortais de 144 pessoas. Hoje, o cemitério conta com cerca de 30 vagas restantes para sepultamento” , explicou a diretora de Patrimônio, Claudineia da Costa Wolff.

Para conter essa falta de vagas, estão sendo realizadas exumações semanais, para posterior envio ao ossuário que será construído, abrindo assim novos espaços para sepultamentos.

Mini cemitério vertical

Para o próximo ano, está prevista a inauguração do mini cemitério vertical, com aproximadamente 650 vagas novas. O mini cemitério, que será construído no anexo 2, funcionará através de uma tecnologia que evita que o necrochorume chegue até o solo, utilizando o método de decomposição aeróbica ou similar, sem contaminar o lençol freático.

A secretária de Gestão Administrativa, Karine Gomes, explica que a população também está auxiliando constantemente na melhoria do cemitério. “Fizemos todo esse trabalho para que as pessoas pudessem, não só hoje, mas também em todos os dias homenagear seus entes queridos em um local com uma boa estrutura. Além dos servidores que trabalharam para deixar o espaço melhor, alguns proprietários de túmulos também têm auxiliado na manutenção dos sepulcros, melhorando assim o espaço”, disse.

Regularização de túmulos

Desde o ano passado, os proprietários dos sepulcros estão sendo notificados pela Prefeitura para se regularizar. Os proprietários de túmulos abandonados que não respondem as notificações ou não fazem os devidos reparos têm o terreno revertido ao Município e os restos mortais colocados no ossuário.

Além de túmulos abandonados, no local também estão muitos lotes com débitos. A atualização dos dados cadastrais e a regularização devem ser feitas na secretaria do Cemitério. Os proprietários devem levar RG, CPF e comprovante de residência. Quem quiser ter mais informações sobre as notificações deve procurar o Departamento de Patrimônio pelo telefone (47) 3393-6261 ou a coordenação do Cemitério, localizado na Rua Jardim da Saudade, Bairro da Barra, pelo telefone (47) 3264-0269.

Mais notícias