A Defesa Civil segue em alerta e monitorando diversas cidades do Litoral de Santa Catarina nesta segunda-feira (13), por conta da maré alta prevista para atingir diversos municípios. No final de semana, a ressaca já afetou ruas de Florianópolis e outros sete municípios do Estado.
Com a previsão indicando picos da maré para a tarde desta segunda, cidades como São Francisco do Sul, Itajaí e Florianópolis, permanecem monitorando as condições. Em Balneário Barra do Sul, alguns pontos já estão alagados por conta da alta da maré. Ruas Joaquim Teixeira, Campo Alegre e Rio Negrinho registraram alagamentos.
“A maré alta provocou invasão das águas. De danos, alguns muros caídos em terrenos particulares e outros estragos. De patrimônio público, nenhum dano registrado até o momento”, confirmou Guido Martins, coordenador da Defesa Civil Municipal.
Conforme a Defesa Civil estadual, a combinação de mar agitado, ventos de direção Sudoeste/Sul e a lua cheira provoca risco moderado para alagamentos costeiros no Litoral catarinense.
O órgão estadual estima ondas com altura de 2,5 metros a 3 metros no Litoral Sul e Grande Florianópolis e até 2 metros, nas demais áreas litorâneas. A partir da noite, a tendência é de diminuição da altura das ondas.