keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Massa de ar frio mais intensa do ano deve chegar na próxima semana em SC

Temperaturas devem despencar dos 30°C para -6°C no Sul do país

X
Divulgação
Siga-nos no google-news

Uma expressiva massa de ar frio com trajetória continental está em movimento e deve gerar um significativo choque térmico no Sul do Brasil nos próximos dias. Após um período de calor, o fenômeno, chamado de friagem, deve impactar principalmente Argentina, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, podendo atingir até o sul da região Amazônica.

Apesar da iminente chegada do frio, o calor deve permanecer até sexta-feira, com temperaturas máximas atingindo até 30°C em algumas regiões do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A mudança drástica de calor para frio será desencadeada por uma frente fria que deve cruzar o sul do Brasil no fim de semana. Espera-se que a frente se mova rapidamente, provocando temporais com vendavais e chuvas fortes em algumas localidades.

Conforme a última atualização do modelo ECMWF, entre os dias 12 e 19 de junho, espera-se a atuação de uma intensa massa de ar frio, com anomalias negativas de temperatura de até -3 a -6°C. Há uma pequena possibilidade de ocorrência de neve nas áreas mais altas da Serra Geral do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Segundo as previsões, este poderá ser o evento de frio mais intenso do ano. Com a presença do fenômeno El Niño, os eventos de frio costumam ser menos frequentes e de menor intensidade. Isso pode resultar em um inverno e primavera mais quentes que o normal.

As temperaturas mais baixas devem ser registradas no sul, especialmente nas áreas de maior altitude do norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e centro-sul do Paraná. As menores temperaturas podem atingir 0°C. Em áreas do sul do Mato Grosso do Sul e sul de Minas Gerais, as temperaturas devem ficar abaixo dos 10°C nos períodos mais frios.

Os dias mais frios devem ser próximos ao dia 19, com o ar frio alcançando o Norte e ocorrências de geadas abrangentes nos três estados da Região Sul. No entanto, os modelos de previsão ainda não têm clareza sobre a intensidade do evento.

Este sistema frontal poderá provocar chuvas intensas e volumosas entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Os acumulados de chuva podem ultrapassar os 70 mm em algumas regiões de Santa Catarina. O aquecimento das águas do Atlântico Sul fornece um combustível extra para o desenvolvimento das nuvens de chuva.

Fontes: Metsul e Tempo.com

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Tempo

Ciclone extratropical deixa Santa Catarina em alerta para temporais

A previsão é de que o ciclone se intensifique a partir de quinta-feira (21)

Tempo

SC deve ter uma quarta-feira ensolarada

O clima segue estável até sexta-feira (15)

Tempo

Quarta-feira será marcada por temporais, alerta a Defesa Civil

Frente fria pode trazer granizo e ventos fortes nesta quarta

Tempo

Santa Catarina terá uma semana de contrastes no clima

Estado deve enfrentar nevoeiro, calor intenso e até granizo

Tempo

59 oportunidades de emprego são divulgadas pela Arteris

Vagas estão distribuídas em quatro estados

Mais notícias

Cotidiano

Mercado de modelos em Santa Catarina se destaca por revelar perfis diversos

Antes restrito apenas a um biotipo, atualmente o mercado de modelos conta com perfis diversos, fugindo dos estereótipos padrões, para atender todos os tipos de campanhas

Segurança

WhatsApp ativa modo walkie talkie para grupos com mensagens em tempo real

Novo recurso permite troca instantânea de mensagens de voz, sem substituir chamadas