keyboard_backspace

Página Inicial

Brasil

MEC unificará dados de estudantes em um aplicativo até junho de 2023

Primeira versão do Jornada do Estudante deve ficar disponível em 2022

X

O Ministério da Educação pretende, em 18 meses, unificar em um aplicativo informações da trajetória dos estudantes. A expectativa é de que uma primeira versão do produto, chamado Jornada do Estudante, seja disponibilizada ainda no primeiro semestre de 2022, conforme disse à Rádio Nacional o subsecretário de Tecnologia do MEC e gestor da unidade responsável pelo projeto da Jornada do Estudante, André Castro.

“Historicamente já tivemos iniciativas do MEC visando uma ID estudantil que alcançava um ponto desse projeto. Agora vimos, com a nova proposta, um produto mais amplo, a ser construído de forma conjunta com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)”, disse o subsecretário.

Segundo ele, a equipe ministerial identificou, em outubro, “um gap e uma série de oportunidades de avanço nos planos de transformação digital do MEC”. Desde então, o ministério mapeou serviços e definiu “eixos estratégicos” de produtos de transformação digital.

“Um desses eixos é o projeto da Jornada do Estudante. A ideia é ser um produto que possa ser entregue direto ao estudante. Como pano de fundo teremos capacidade de gestão de dados e serviços para que os alunos acessem isso de forma facilitada”, disse.

Segundo Castro, quando entrar em operação, o aplicativo representará também um canal direto de comunicação com os estudantes para divulgar “iniciativas, programas ou oportunidades” disponibilizadas pela pasta. “Hoje, o MEC não dispõe de um canal efetivo de diálogo direto com o estudante”, disse.

“A ideia é que, a longo prazo, toda pessoa que estudou ou realizou jornada acadêmica possa ter suas informações nesse aplicativo de forma integrada, autêntica e reconhecida pelo MEC”, complementou.

A Jornada do Estudante faz parte do escopo da Rede Aprender, que tem como proposta implementar a plataforma de interoperabilidade da educação brasileira.

Segundo o MEC, o aplicativo será disponibilizado gratuitamente na loja do Gov.br para as plataformas Android e IOS.

Brasil

Caminhoneira youtuber de SC fala pela primeira vez depois de grave acidente

A caminhoneira Aline Ouriques, conhecida como a Musa das Estradas, comentou sobre seu acidente e estado de saúde neste final de semana. A caminhoneira conhecida por seu canal no youtube se recupera de um acidente […]

Brasil

Youtuber caminhoneira fica presa nas ferragens e passa por cirurgia após acidente no Mato Grosso

Testemunhas contaram que Aline passou em cima de uma peça quebrada que estava na pista

Brasil

Associação de cruzeiros decide manter suspensão de temporada

A medida voluntária vai até o dia 4 de fevereiro, diz Clia

Brasil

Conheça Aline Ouriques, a caminhoneira youtuber de Santa Catarina que ganhou fama em todo o Brasil

Com 32 anos, Aline Ouriques seguiu um caminho diferente das outras influencers, ela resolveu mostrar sua rotina como caminhoneira! Natural de Tubarão, a mulher acumula mais de 60 mil seguidores no instagram e mais de […]

Mais notícias

Segurança

Polícia prende assaltantes que se passavam por policiais em Joinville

Neste domingo (16), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Divisão de Investigação Criminal (DIC/PCSC) de Joinville, realizou uma operação para prender assaltantes de residências e estabelecimentos comerciais que vinham praticando crimes na […]

Geral

Chuvas em MG elevam nível do São Francisco e ameaçam cidades baianas

Em Juazeiro, prefeitura começou hoje a retirar famílias