Ali Alsamarah, médico especializado em cardiologia intervencionista do Centro de Saúde Advent Health Ocala, nos EUA, realizou uma doação de medula óssea para um paciente após descobrir ser compatível para o procedimento. A cirurgia aconteceu em abril deste ano, mas o médico optou por compartilhar sua ação nas redes sociais somente seis meses após o procedimento, com o objetivo de incentivar outras pessoas a se tornarem doadoras de órgãos.
Segundo Alsamarah, a intenção de sua publicação é garantir que mais indivíduos tenham conhecimento sobre o programa de doação de medula óssea. A visibilidade pode aumentar o número de doadores e, consequentemente, mais pacientes teriam chances de encontrar compatibilidade.
Antes de ser submetido à cirurgia, o médico passou por uma série de exames laboratoriais para confirmar sua aptidão como doador. Confirmada a compatibilidade, o procedimento foi realizado e, após a doação, Alsamarah ficou duas semanas em recuperação.
Nas redes sociais, o médico expressou sua satisfação em contribuir com uma ação que pode salvar vidas, destacando a importância da conscientização e educação sobre esse tipo de terapia. Seu post gerou diversos comentários de internautas, que se mostraram comovidos com a iniciativa.
No Brasil, o processo de doação de medula é coordenado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Interessados em serem doadores devem se cadastrar no Redome (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea), apresentando um documento original e preenchendo um formulário com informações pessoais. Além disso, é feita a coleta de uma amostra de sangue para testes de tipificação HLA.