keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Melhor macarrão sem glúten do Brasil é catarinense

Reconhecimento da massa produzida pela Urbano foi resultado de uma degustação às cegas promovida para um time de especialistas

X
Melhor macarrão sem glúten do Brasil é catarinense – Foto: Paulo Sefton
Siga-nos no google-news

Qual é o melhor macarrão sem glúten do mercado? Para responder esta pergunta, o jornal Estadão, através da editoria Paladar, fez uma degustação às cegas no último dia 18 de julho e o resultado foi divulgado esta semana: o campeão foi o macarrão da Urbano Alimentos, de Jaraguá do Sul (SC).

O espaguete campeão do teste é elaborado com farinha de arroz; a massa, de fios longos, tem boa textura e elasticidade. Com sabor neutro, o espaguete “segura” muito bem um molho de tomate, por exemplo. A Urbano comemora o resultado, pois, dias atrás, veiculou em suas redes sociais o post “Qual produto da Urbano merece medalha de ouro? “. A resposta veio do próprio mercado.

Paladar reuniu um time de especialistas no restaurante Cantaloup, em São Paulo, para provar, às cegas, doze marcas do espaguete consumido tanto por celíacos quanto por adeptos de uma dieta sem glúten. Além do anfitrião da casa, o chef Valdir Oliveira, participaram do júri o restaurateur Leo Marigo, um dos fundadores do premiado Evvai e dono de restaurantes como o Daje Roma e Petros Greek Taverna, Luci Ikeda, expert em panificação sem glúten, e a chef confeiteira Aya Tamaki, da Amay Patisserie e o chef Pedro Mattos, do Pappagallo Cucina e Gal Bar do Mar.

Conforme informou a jornalista do Estadão Cinta Oliveira, as massas sem glúten, que foram adquiridas em grandes redes supermercadistas da capital paulista, foram avaliadas a partir de critérios como aparência, textura, capacidade de aderência do molho e sabor. Além da versão ao molho sugo, os jurados contaram com uma porção de espaguete sem molho. As amostras foram preparadas pelo subchef de Oliveira no Cantaloup, Ricardo Castro, que seguiu à risca as orientações descritas nas embalagens.

Mercado em expansão

O mercado celíaco é um segmento em crescimento no Brasil. De acordo com a FENACELBRA (Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil), estima-se que cerca de 2 milhões de brasileiros sejam celíacos, o que representa cerca de 1% da população. A Urbano, de Jaraguá do Sul (SC), é uma das maiores do setor de alimentos do país com 64 anos de trabalho no beneficiamento de arroz, feijão, farinha e macarrão de arroz.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Davi
Davi Paes e Lima
Davi Paes e Lima é jornalista profissional (2874 - SC) desde 2006. É especialista em Comunicação Empresarial e atua na área de Assessoria de Comunicação há 20 anos, desde 2003 - além de ter passagens por veículos especializados. Desde 2020 está à frente da Paes e Lima Comunicação, agência boutique com base em Florianópolis. No associativismo é diretor de eventos da Associação Catarinense de Imprensa (2023/2026). Colabora com notícias corporativas para o portal ClicSC desde 2022.
Geral

Feriado da Independência: neste sábado, todas as lojas do Fort estarão abertas com o ‘Dia F’

Com todas as 33 lojas de Santa Catarina abertas neste sábado, e funcionando em horário estendido, rede de atacarejo do Grupo Pereira traz descontos especiais em várias seções; festival de pescados e vinhos com até 80% de desconto estão entre os destaques

Geral

Imóveis serão leiloados com lances a partir de R$ 28 mil

Oferta inclui casas, apartamentos e lotes com valores até R$ 1.267.914

Geral

Últimos dias para contribuir com a campanha Termômetro Solidário

Fort Atacadista e NSC juntos mais um ano com o objetivo de bater o recorde de arrecadações

Geral

Festival de Bazar Vuon Card movimenta lojas do Fort Atacadista

Ação promocional vai até o próximo domingo, 28 de julho, em todas as 33 lojas Fort Atacadista em Santa Catarina; itens domésticos e para pets estão com preços e condições de pagamento especiais

Mais notícias

Segurança

Integrantes de facção criminosa são condenados por homicídios em Joinville

Acusados participaram de uma ação coordenada que resultou na morte de dois afiliados de facção rival.