Nesta quinta-feira (02), uma área de baixa pressão no Paraguai está causando instabilidades e calor, resultando em pancadas de chuva e temporais isolados em todas as regiões de Santa Catarina, especialmente no Grande Oeste e Norte do estado.
O risco de ocorrências relacionadas a temporais, como raios, rajadas de ventos e granizo, e de chuva intensa pontualmente, como deslizamentos e alagamentos, é baixo a moderado.
As temperaturas mínimas variam entre 17°C e 20°C na maior parte do Grande Oeste e litoral, e entre 13°C e 15°C nas regiões mais elevadas. Durante a tarde, as temperaturas chegam a 30°C na maior parte do estado, e a até 32°C-34°C no oeste e litoral catarinense.
Amanhã, dia 03, o fluxo de calor e umidade da região amazônica e a aproximação da área de baixa pressão sobre o sul do Brasil mantêm o tempo instável, com muitas nuvens e condições para chuva e temporais isolados a partir da tarde em todas as regiões de Santa Catarina.
O risco é moderado para ocorrências relacionadas a temporais, como raios, rajadas de ventos e granizo, e a chuva intensa pontualmente, como deslizamentos, alagamentos e enxurradas pontuais.
As temperaturas máximas permanecem mais amenas no oeste catarinense, devido à maior cobertura de nuvens e à chuva que já deve ocorrer nas primeiras horas da tarde, ficando em torno de 24°C. No litoral e Vale do Itajaí, as máximas variam entre 29°C e 32°C.