Mídia digital, tecnologia e a vida na matrix: “não há para onde fugir”
Em entrevista ao podcast ‘Jogando para a plateia’, escritor e publicitário catarinense relata que estamos muito próximos de viver como nos filmes de ficção
Não se trata apenas de histórias hollywoodianas. Físicos, filósofos e outros profissionais de áreas distintas do conhecimento, ao longo de toda a história da humanidade, contestam a nossa noção de realidade. O filme Matrix, lançado em 1999, é um retrato bem claro do que pode ser a nossa vida em anos futuros. O tema, complexo e intrigante, foi uma das pautas do autor Dado Pieczarcka durante a sua participação no podcast “Jogando para a Plateia”. O episódio, o 255º lançado pelo podcast, estreou no canal do Youtube e demais plataformas digitais, como Deezer, Spotify, Amazon Music e Apple Podcasts, na última terça-feira (22/11).
Em uma conversa leve e bem humorada, o jovem escritor contou que nem precisamos de robôs ou “super inteligências” para termos a nossa realidade engolida e alterada dia após dia. “Os nossos celulares e as mídias digitais já cumprem muito bem com esse papel”, pontuou Dado aos hosts do podcast, Jimmy e Fábio Ferrari.
Clique na arte para assistir à entrevista com o Dado no canal do Youtube do “Jogando para a Plateia”
Além de ser um estudioso da vida em rede, compartilhando análises diariamente em suas redes sociais, o catarinense também acaba de publicar o seu primeiro livro de ficção, o “Hiperconectados”. O romance com mais de 400 cópias vendidas se passa em um futuro distópico, onde a humanidade já está vivendo os danos do uso excessivo da tecnologia e da hiperconectividade. “Atualmente, muito se fala em encontrar e realizar seu propósito de vida, mas sinto que estamos cada vez mais trocando essa busca, e por vezes a nossa essência, por um punhado de likes”, avalia o apresentador Jimmy.
Davi Paes e Lima é jornalista profissional (2874 - SC) desde 2006. É especialista em Comunicação Empresarial e atua na área de Assessoria de Comunicação há 20 anos, desde 2003 - além de ter passagens por veículos especializados. Desde 2020 está à frente da Paes e Lima Comunicação, agência boutique com base em Florianópolis. No associativismo é diretor de eventos da Associação Catarinense de Imprensa (2023/2026). Colabora com notícias corporativas para o portal ClicSC desde 2022.
A startup catarinense estreia como parceira do programa de aceleração nacional, oferecendo aos 140 participantes avaliação empresarial gratuita e uma plataforma inovadora para gestão de negócios
Grupo varejista nascido em Itajaí/SC e hoje presente em mais de 6 estados manteve o 7º lugar no ranking ABRAS 2025, que reúne os maiores supermercadistas do país; faturamento em um ano saltou de R$ 13 bilhões para R$ 15,3 bi
Evento “O Negócio da Moda”, voltado para profissionais da moda e da confecção, será realizado nos dias 14 e 15 de maio, no Centro de Convenções da capital goiana; outras edições também estão confirmadas em Caruaru (PE) e Balneário Camboriú (SC)