O Ministério dos Transportes, através do Plano Nacional de Outorgas Rodoviárias, sinalizou leilões para diversas rodovias nos próximos anos. No entanto, a concessão de rodovias federais em Santa Catarina, incluindo a BR-470, está programada apenas para 2025 ou 2026. Esta rodovia é vista como uma das principais a serem incluídas em pedágios após os trabalhos de duplicação. As informações são da colunista Dagmara Spautz ao NSC Total.
O adiamento se dá devido a desavenças entre o Governo do Estado e o governo federal. Eles divergem em relação à introdução de pedágios nas estradas catarinenses. O projeto do Ministério para o Estado, intitulado “Rodovias Integradas SC”, busca a concessão combinada de estradas federais e estaduais. Segundo os estudos em andamento desde 2021, o projeto abrange sete rodovias federais totalizando 1.647 quilômetros e 25 rodovias estaduais somando 1.506 quilômetros.
Este modelo de concessão se espelha na abordagem do Paraná, onde os leilões combinados de rodovias tiveram início na Bolsa de Valores este ano. Em relação a Santa Catarina, espera-se angariar até R$ 15 bilhões em investimentos.
Contudo, há resistência por parte do Governo do Estado. O governador Jorginho Mello (PL) se posiciona a favor da concessão de todas as rodovias federais dentro de Santa Catarina. No entanto, é contrário à inclusão de pedágios nas estradas estaduais, criando um ponto de conflito.
Mello e o ministro dos Transportes, Renan Filho, já discutiram o tema, porém, sem estabelecer um acordo. Com as concessões programadas para um futuro mais distante, o Ministério busca mais tempo para alinhar as perspectivas com o Estado.
O projeto “Rodovias Integradas de SC” detalha as estradas em questão:
Federais: 1.647 km
BR – 153, BR-158, BR-163, BR- 280, BR-282, BR-470 e BR-480
Estaduais: 1.506 km
SC-108, SC-110, SC-114, SC-120, SC-135, SC-155, SC-157, SC-163, SC-280, SC-283, SC-350, SC-355, SC-370, SC-386, SC-410, SC-412, SC-416, SC-417, C-418, SC-421, SC-445, SC-452, SC-453, SC-480 e SC-486