A representante brasileira no Festival Beauty Worldwide 2023 será a miss catarinense Clarice Santos Rech, de 22 anos. Natural de Imbituba, cidade do Sul do Estado, a jovem competirá na categoria Curvy, destinada às mulheres plus size. O evento acontecerá em Lima, no Peru, entre os dias 25 e 30 de abril, e reunirá competidoras de toda América Latina.
Essa será a primeira participação de Clarice em um concurso internacional. A vaga foi conquistada após ela vencer o Miss Brasil Culture 2023 como representante de Santa Catarina, em novembro do ano passado. Com uma sensação de dever cumprido por ter vencido a primeira etapa, a jovem se diz preparada para encarar o novo desafio.
A preparação para competir com as candidatas latinas envolveu cursos e estudos de passarela, oratória, postura, filmagem e fotogenia. Desde que passou para a etapa internacional, a miss também tem se dedicado à escolha dos figurinos e buscado apoio para chegar ao Peru pronta para realizar um sonho.
Clarice relata que sempre teve muito interesse no mundo da moda e da beleza desde pequena. Com apenas seis anos, participou da primeira seletiva como modelo infantil. Em 2019, começou a carreira como modelo plus size e conheceu melhor as possibilidades dos concursos. A primeira disputa aconteceu em 2020, durante a pandemia da Covid-19. Depois disso, a jovem não parou mais, participando de concursos menores até ingressar em eventos maiores e com diversas etapas de seleção.
Com apenas 22 anos, Clarice afirma ser uma das mais jovens a participar das competições como miss curvy, por ter superado o julgamento e o estigma de ser uma mulher acima do peso antes do que ela diz ser o mais comum. “Infelizmente, nós, mulheres plus size, temos muita dificuldade, é bem difícil que a gente consiga voltar a ter autoestima cedo por conta de todo preconceito e das experiências de adolescência e infância que nos marcam. Depois de algumas vivências e um relacionamento, eu vi que eu precisava me amar mais e me cuidar com carinho”, reconhece Clarice.
Agora, o foco da catarinense é demonstrar tudo que aprendeu nos últimos anos para os jurados no Peru, sem perder a própria essência. “Eu vou dar o meu melhor! Com certeza vou entrar lá com todo meu coração e ser eu mesma, isso é o mais importante para mim. Vou me dedicar para levar a coroa de volta para o Brasil”, afirma a miss. A competição também será uma oportunidade de mostrar que a beleza não tem um padrão único e que todas as mulheres, independentemente do tamanho ou da forma do corpo, são capazes de brilhar