keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Moisés reassume SC e anuncia retorno do secretariado

Moisés foi notificado da decisão do Tribunal Especial de Julgamento do Impeachment já na tarde desta sexta (7)

X
Murici Balbinot/Arquivo
Siga-nos no google-news

Após ser notificado pelo Tribunal Especial de Julgamento do Impeachment e assumir novamente o cargo de governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva recebeu a imprensa na Casa d’Agronômica no final da tarde desta sexta-feira (7). Abriu a apresentação afirmando que o Tribunal fez justiça. Além disso, anunciou o retorno de nomes conhecidos para a cúpula do Executivo.

No que chamou de uma carta aos catarinenses, Moisés se comprometeu a manter as mesmas promessas que havia feito antes do governo. Disse que não se brinca com as instituições e que o seu afastamento “travou projetos em desenvolvimento” e resultou “em vidas ceifadas”. Além disso, afirmou que os processos de impeachment devem servir como “um aprendizado para as próximas gerações”. Sobre o julgamento, disse que ele foi “totalmente político”, inclusive pelos desembargadores. 

“Hoje é um dia histórico para Santa Catarina. O dia em que um erro histórico foi reparado. O dia em que a verdade foi reestabelecida pela segunda vez e infelizmente o mais prejudicado foi o estado de Santa Catarina. Nosso Estado viveu mais este triste episódio, que travou o desenvolvimento do Estado, retirou oportunidades, e ceifou vidas”, disse.

“No dia de hoje quero fazer minha terceira promessa: não sucumbirei. Continuarei enfrentando as adversidades com o mesmo vigor que trouxe até aqui e a confiança de mais de 70% dos catarinenses. Não esquecerei os compromissos assumidos com a minha família e com sociedade. Instituições não podem ser utilizadas para fins políticos”, acrescentou. 

Em respostas rápidas aos jornalistas, o governador tocou em alguns temas da gestão. Sobre a pandemia, disse que os regramentos serão vistos com a equipe da saúde e que tentará acelerar a vacinação em parceria com o governo federal. Moisés afirmou que trabalhará junto aos deputados na Assembleia Legislativa (Alesc) pela derrubada do veto de Daniela Reinehr sobre os projetos que destinavam recursos estaduais a rodovias federais. 

Sobre as reformas da Previdência e Administrativa, Moisés ainda prometeu que vai reunir as lideranças da Alesc para discutir previamente cada um dos pontos propostos e encaminhar no menor tempo possível. 

Ao fim, Moisés posou ao lado dos secretários que retomam os postos nesta sexta (7). A maioria dos nomes está de volta, como Paulo Eli (Fazenda), André Motta Ribeiro (Saúde), Thiago Vieira (Infraestrutura), e Eron Giordani (Casa Civil). A novidade é João Cavallazzi na Secretaria-Executiva de Comunicação (veja abaixo). 

Moisés confirmou o retorno de alguns nomes do antigo governo:

Secretaria de Estado da Casa Civil – Eron Giordani
Secretaria de Estado da Administração – Jorge Eduardo Tasca
Secretaria de Estado da Saúde – André Motta Ribeiro
Secretaria de Estado da Fazenda – Paulo Eli
Secretaria de Estado da Infraestrutura – Thiago Augusto Vieira
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – Luciano Buligon
Procuradoria-Geral do Estado – Alisson de Bom de Souza

O retorno

Moisés foi notificado da decisão do Tribunal Especial de Julgamento do Impeachment já na tarde desta sexta (7). Portanto, a troca dos nomes do governo serão publicadas imediatamente no Diário Oficial do Estado. O governador foi absolvido no julgamento do Tribunal, que encerrou com seis votos pela condenação e quatro pela absolvição. Eram necessários sete votos para a cassação. 

Fonte: RCN- Rede Catarinense de Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias ClicSC.
Política

Morre Paulo Konder Bornhausen, ex-político de SC e empresário

Paulo iniciou sua carreira política como deputado estadual em 1954

Política

Lei que amplia a isenção de IPTU para pessoas com doenças crônicas é sancionada em Itapema

O Projeto de Lei nº 134/2024 foi aprovado pela Câmara de Vereadores nesta semana

Política

Ministro Alexandre de Moraes revela planos de atentado contra sua vida

Ministro fez revelações chocantes sobre os planos dos golpistas de 8 de janeiro

Política

Bancada do Vale do Itajaí destina R$ 18 milhões para auxiliar cidades impactadas pelas enchentes

A verba pode ser destinados tanto para ações de combate às cheias como para outras áreas, como saúde, educação e infraestrutura

Mais notícias

Trânsito

Bloqueios na BR-101 são cancelados e obras serão realizadas apenas nas marginais de Balneário Camboriú

O trecho entre Itapema e Balneário Camboriú não sofrerá interdições nesta semana; confira nova programação

Cultura e Lazer

Festival do Mar em Bombinhas recebeu mais de 90 mil pessoas em cinco dias de evento

Uma grande estrutura foi montada no bairro de Canto Grande para receber o público