Com uma visão de inovação e sustentabilidade, a Molas Brusque projeta um crescimento de 12% em relação a 2023, mesmo com os desafios enfrentados no setor agrícola, um dos mais impactados neste ano. Localizada em Brusque, uma cidade com forte tradição industrial, a empresa surgiu da visão de seu fundador, que identificou uma oportunidade única ao diversificar suas atividades para a produção de peças de reposição e manutenção de máquinas.
“Estamos crescendo junto aos clientes do setor automotivo e de linha branca (eletrodomésticos). As estratégias para sustentar este crescimento incluem o aprimoramento contínuo dos processos de produção e o aumento de investimentos em tecnologia para manter nossa competitividade e eficiência”, garante a diretora Juliane Fischer.
Com um parque industrial de mais de 52 mil m², dos quais 9,2 mil m² são construídos, a Molas Brusque opera um centro de produção avançado e tecnologicamente moderno. Transformando mais de 3 mil toneladas de aço por ano, a empresa utiliza tecnologia CNC de alta precisão para fabricar produtos que atendem aos mais altos padrões de qualidade, certificados pelas normas ISO 9001 e IATF 16949. “Essas certificações agregam confiança, abrem portas para novos mercados e elevam os padrões de nossos processos produtivos”, destaca Juliane.
Nos últimos anos, a Molas Brusque intensificou seus investimentos em novos equipamentos e automação, modernizando suas operações para atender as crescentes exigências do mercado global. “Investimos constantemente em tecnologia, principalmente no que tange ao processo fabril. Utilizamos equipamentos computadorizados, como dobradeiras e conformadoras CNC, pois garantem precisão e estabilidade no processo”, reforça a diretora. Esse foco constante em inovação tecnológica posiciona a empresa como uma das mais avançadas do Brasil.
A Molas Brusque é especialista na fabricação de molas de compressão, tração, torção e arames conformados, fornecendo para uma ampla gama de indústrias, incluindo agrícola, automotiva, fitness e linha branca. Embora o foco principal seja o mercado interno, a empresa mantém presença internacional, especialmente na América Latina, e vê a expansão das exportações como uma oportunidade estratégica de crescimento. “Apesar de o mercado interno ainda ser o foco principal, enxergamos o mercado externo como uma excelente oportunidade de expansão, sobretudo para o setor automotivo, aproveitando nossa certificação IATF 16949”, comenta Fischer.
Além de sua excelência produtiva, a Molas Brusque se destaca pelo compromisso com a sustentabilidade. “Sabemos que a integração de práticas sustentáveis no negócio não é mais opcional, mas necessário. Por isso, o tema ESG foi incorporado em nossa estratégia. Já temos diversas práticas ou iniciativas neste sentido e em cada um dos pilares, ambiental, social e governança”, ressalta Juliane. A empresa já implementou iniciativas como a substituição de toda a iluminação por LED e o uso de embalagens retornáveis, reforçando seu compromisso com o meio ambiente.
Os produtos da Molas Brusque passam por rigorosos testes de qualidade – tração, compressão, fadiga, torção e spray de sal – o que garante a durabilidade e a eficiência que os clientes exigem. A cada projeto, a Molas Brusque reafirma seu compromisso com a excelência e a satisfação dos seus clientes, sempre evoluindo e se adaptando às demandas do mercado. “Temos laboratórios para avaliar os materiais ou serviços recebidos e para validar o projeto do cliente”, finaliza Juliane.
Sobre a Molas Brusque:
A Molas Brusque, localizada em Brusque – SC, atua na fabricação de molas e arames conformados, atendendo os setores agrícola, automotivo, eletrodoméstico, mobiliário e de máquinas. Com um parque industrial de 50 mil m², onde 9,2 mil m² são construídos, a companhia oferece soluções em compressão, tração e torção, utilizando materiais como aço, carbono e inox. Certificada pelas normas IATF 16949 e ISO 9001, a empresa é comprometida com a sustentabilidade e a segurança de suas operaçõe
Fonte: Clicsc
Tags:
Sobre o autor:
Davi Paes e Lima
Davi Paes e Lima é jornalista profissional (2874 - SC) desde 2006. É especialista em Comunicação Empresarial e atua na área de Assessoria de Comunicação há 20 anos, desde 2003 - além de ter passagens por veículos especializados. Desde 2020 está à frente da Paes e Lima Comunicação, agência boutique com base em Florianópolis. No associativismo é diretor de eventos da Associação Catarinense de Imprensa (2023/2026). Colabora com notícias corporativas para o portal ClicSC desde 2022.
Com quatro sócios à frente da operação, a plataforma é o primeiro “Free Label” do mercado brasileiro, ou seja, um cartão sem bandeiras (como Visa e Mastercard), que dispensa rede de adquirência e tem abrangência nacional
A operação, por enquanto exclusiva de algumas lojas do atacarejo no litoral catarinense, oferece praticidade e variedade de bebidas geladas; seis novas unidades foram recém inauguradas