Um homem, em situação de rua, de aproximadamente 45 anos, morreu devido à hipotermia nesta segunda-feira (12). O fato ocorreu próximo à Avenida Mauro Ramos, na rua Anita Garibaldi, no Centro de Florianópolis. Durante a manhã, moradores locais perceberam dois indivíduos em situação de rua enfrentando o frio intenso na região. Apesar dos esforços do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em prestar os primeiros socorros, um dos homens sofreu uma parada cardiorrespiratória e não foi possível salvá-lo.
Após serem alertados por moradores, equipes do Samu foram acionadas para prestar assistência aos dois homens em situação de rua. Um comerciante generoso ofereceu café aos dois por volta das 10h da manhã. No entanto, apesar dos cuidados prestados, um dos homens entrou em parada cardiorrespiratória. Os profissionais do Samu realizaram manobras de reanimação, mas infelizmente não obtiveram sucesso em reverter a situação.
Enquanto isso, o segundo homem, que também apresentava sinais de hipotermia, teve que aguardar a assistência social de Florianópolis. Segundo informações do Samu, a ambulância não pôde levá-lo imediatamente ao hospital devido a protocolos de serviço. O homem, com cortes no rosto e um olho inchado, foi avaliado por assistentes sociais e posteriormente encaminhado ao Hospital Governador Celso Ramos, no Centro da cidade, por meio de uma van designada para esse fim.
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Florianópolis está investigando o caso, juntamente com as demais autoridades competentes, buscando entender as circunstâncias e tomar medidas para evitar novas tragédias causadas pelo frio intenso em pessoas em situação de rua na cidade.